Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47002

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGARCIA, Ana Cristina Lauer-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria de Fátima Severina dos-
dc.date.accessioned2022-10-11T12:48:27Z-
dc.date.available2022-10-11T12:48:27Z-
dc.date.issued2022-10-06-
dc.date.submitted2022-10-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria de Fátima Severina dos. Produção de uma história em quadrinhos para o ensino médio sobre os mecanismos de determinação do sexo. 2022. 55 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47002-
dc.description.abstractA utilização de Histórias em Quadrinhos (HQs) na educação vem vencendo inúmeros preconceitos e adquirindo cada vez mais destaque nas metodologias de ensino. Isso acontece, por se tratar de uma leitura acessível e ilustrada, que consegue atrair diversos tipos de leitores, além de permitir contextualizar os temas ensinados com a realidade dos estudantes. Na atualidade, podemos encontrar diversas temáticas inseridas nas HQs, inclusive no ensino de biologia. Entre os ramos da biologia, a genética é considerada uma das disciplinas mais difíceis para a assimilação dos conteúdos pelos discentes. Por trabalhar temas considerados de alta complexidade e de difícil compreensão, muitos autores destacam a importância dos recursos didáticos como elementos facilitadores para a efetivação de saberes nessa disciplina. Neste sentido, mesmo com o apoio de livros didáticos durante as aulas, as HQs são alternativas valiosas para complementar e facilitar o processo de compreensão dos conceitos abstratos e complexos relacionados à genética. O presente trabalho teve como objetivo confeccionar uma HQ visando explicar, com linguagem acessível e ilustrações didáticas, os diferentes mecanismos de determinação do sexo. A HQ construída tem o propósito de ser um material de apoio para o ensino da genética nas aulas de biologia do ensino médio. Dessa maneira, esperamos que a HQ aqui apresentada sirva de estímulo e auxilie na melhora da qualidade das aulas de biologia do ensino médio.pt_BR
dc.format.extent55 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDeterminação ambiental do sexopt_BR
dc.subjectDeterminação cromossômica do sexopt_BR
dc.subjectEnsino de genéticapt_BR
dc.subjectHistória ilustradapt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.titleProdução de uma história em quadrinhos para o ensino médio sobre os mecanismos de determinação do sexopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6197265735772159pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0563243377799793pt_BR
dc.description.abstractxThe use of Comics in education is overcoming prejudices and acquiring more and more prominence in teaching methodologies. This often happens because it is an accessible and illustrated reading, which manages to attract different types of readers, in addition to allowing the subjects taught to be contextualized with the reality of the students. Currently, we can find several themes inserted in the comics, including the teaching of biology. Among the branches of biology, genetics is considered one of the most difficult disciplines for students to understand its contents. Since it includes topics considered to be highly complex and difficult to understand, many authors highlight the importance of teaching resources as facilitating elements for the realization of knowledge in this discipline. In this sense, even with the support of textbooks during classes, comics are valuable alternatives to complement and facilitate the process of understanding complex concepts related to genetics. In this way, the present work aimed to create a comic to explain, with accessible language and didactic illustrations, the different mechanisms of sex determination. The comics built have the purpose of being a support material for the teaching of genetics in high school biology classes. In this way, we hope that the comic presented here will serve as a stimulus and help to improve the quality of high school biology classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO_MARIA DE FÁTIMA SEVERINA DOS SANTOS.pdf5,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons