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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46974

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dc.contributor.advisorTEIXEIRA FILHO, José Gilson de Almeida-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Marcos Rogério de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-10-10T14:50:51Z-
dc.date.available2022-10-10T14:50:51Z-
dc.date.issued2022-07-19-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Marcos Rogério de Oliveira. Processos e melhores práticas de gestão do conhecimento para planejamento estratégico de SI/TI. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46974-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo verificar a adoção dos processos e melhores práticas de Gestão do Conhecimento(GC), pelos 38 Institutos Federais de Educação, utilizando o banco de Melhores Práticas do Modelo de Maturidade para o Planejamento Estratégico, MMPE-SI/TI, proposto por TEIXEIRA FILHO (2010), com os profissionais e gestores de TI. A pesquisa é de natureza aplicada, objetivando gerar conhecimento para aplicação prática e dirigida às soluções de problemas específicos de gestão de TI. Utilizou-se um questionário estruturado, elaborado com base nas Melhores Práticas de GC proposta pelo MMPE-SI/TI. Com os dados coletados, aplicou-se a técnica de equações estruturais para verificar as práticas de gerenciamento do conhecimento nas diretoria e coordenações de TI nos IFs. Com os resultados, foi possível identificar a situação dos IFs quanto ao uso destas Melhores Práticas de gerenciamento do conhecimento nas diretorias e coordenações de TIC. Logo, viu-se que são utilizadas apenas algumas práticas operacionais de GC, e sem a aplicação de gerência sobre elas. Grande parte dos IFs apenas registra informações, sem os devidos cuidados recomendados pelos MMPE/SI/TI, devidamente alinhados com o planejamento estratégico institucional. A situação do gerenciamento do conhecimento nas TIs dos Institutos não está muito diferente ao que foi levantado no relatório do TCU de 2017, com um baixo índice de uso desta categoria de processo. Considerando que o setor tecnoló- gico normalmente é o que mais usa destas práticas, o quadro fica delicado, principalmente quando se observa as demais áreas administrativas, como fez MEIRELES (2022) em sua pesquisa na Universidade Federal de Pelotas no estudo de caso em que identificou o uso de poucas ferramentas tecnológicas como recursos para o compartilhamento de conhecimento e naturalmente a pouca exploração dos processos de GC.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistemas de informaçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.titleProcessos e melhores práticas de gestão do conhecimento para planejamento estratégico de SI/TIpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7228941573812740pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7220811019296480pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to verify the adoption of processes and best practices of Knowl- edge Management(KM), by the 38 Federal Institutes of Education, using the best practices bank of the Maturity Model for Strategic Planning, MMPE-SI/IT, proposed by TEIXEIRA FILHO, with the ICT professionals and managers. The research is of an applied nature, aiming to generate knowledge for practical application and directed towards solutions to specific ICT management problems. A structured questionnaire was used, elaborated based on the best KM practices proposed by the MMPE-SI/IT. With the collected data, the structural equations technique was applied to verify the knowledge management practices in the directorates and IT coordinations in the FIs. With the results it was possible to identify the situation of the FIs regarding the use of these best knowledge management practices in the directorates and ICT coordinations. Soon it was seen that only a few operational KM practices are used and without the application of management over them, most FIs just register whatever needs be, without the due care recommended by the MMPE/SI/IT, properly aligned with the institutional strategic planning. The situation of knowledge management in the Institutes (ICT) is not very different from what was raised in the TCU’s 2017 report, with a low rate of use of this category of process, considering that the technological sector is usually the one that most uses these practices, the picture becomes delicate, when observing the other administrative areas as did (MEIRELES, 2022) in his research at the Federal University of Pelotas, in the case study, where he identified the use of few technological tools with resources for knowledge sharing and naturally the little exploration of KM processes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional - Ciência da Computação

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