Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46968

Compartilhe esta página

Título: Impacto do serviço de telediagnóstico nas internações por doenças cardiovasculares : uma abordagem de diferença-em-diferença para municípios baianos
Autor(es): PIROPO, Thiago Gonçalves do Nascimento
Palavras-chave: Telemedicina; Doenças cardiovasculares; Eletrocardiografia
Data do documento: 31-Mai-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PIROPO, Thiago Gonçalves do Nascimento. Impacto do serviço de telediagnóstico nas internações por doenças cardiovasculares: uma abordagem de diferença-em-diferença para municípios baianos. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão e Economia da Saúde) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: As doenças cardiovasculares têm sido uma das principais causas do óbito no mundo nos últimos anos, responsáveis pela elevação dos gastos públicos com cuidados em saúde. Ainda, as acentuadas iniquidades em saúde existentes no país, dificultam o acesso a exames e consultas especializadas. Contudo, a incorporação da telecardiologia em eletrocardiograma tem demonstrado eficácia na ampliação do acesso ao cuidado continuado e melhoria na qualidade de vida. Objetivo: Analisar o impacto da utilização do Telediagnóstico em eletrocardiograma nas internações por doenças cardiovasculares, entre os municípios baianos que implantaram o serviço. Método: Trata-se de um estudo quase-experimental, não randomizado, descritivo e analítico de dados secundários com abordagem quantitativa, baseado em pré e pós-intervenção por meio do método de estimador Diferenças-em-Diferenças. Resultados: O grupo tratado conseguiu reduzir em 6 internações por doenças cardiovasculares (P< 0,004) a cada ano adicional, sendo 4 internações entre as pessoas autodeclaradas pretas (P< 0,007), redução de 3 na média de dias de internamento (P< 0,000) e de R$ 2,74 no valor médio por internação (P< 0,007) e uma redução de 9,54% na taxa de mortalidade (P< 0,000), por municípios. Os testes de robustez corroboram com as estimações do modelo aplicado no estudo. Discussão: Sugere eficácia na identificação precoce dos sinais de comprometimento do quadro clínico, possibilitando intervenção em tempo e ainda, reduzindo período de tratamento, redução na média dos dias de internamento custos e taxa de mortalidade. Conclusão: Nos municípios onde houve a implantação do serviço, notou-se uma redução nas internações gerais motivadas por doenças cardiovasculares, sobretudo entre pessoas autodeclaradas de cor preta.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46968
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão e Economia da Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thiago Gonçalves do Nascimento Piropo.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons