Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46966

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSCOTT, Russel Parry-
dc.contributor.authorBRITO, Ana Katarina de-
dc.date.accessioned2022-10-10T12:03:54Z-
dc.date.available2022-10-10T12:03:54Z-
dc.date.issued2022-02-18-
dc.identifier.citationBRITO, Ana Katarina de. Cuidado e humanização: a palhaçoterapia na formação dos estudantes de saúde da UFPE. 2022. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46966-
dc.description.abstractO presente estudo busca compreender a formação de enfermeiros(as) e médicos(as) pela Universidade Federal de Pernambuco, no que tange ao cuidado e a humanização das práticas de saúde e os impactos da palhaçoterapia nesse processo, a partir das narrativas de estudantes e egressos desses dois cursos e que integraram o projeto de extensão universitária PERTO (Projeto de Encontro e Riso Terapêuticos). Para isso, foi analisada a lógica que norteia o campo da saúde, bem como a elaboração e implantação, avanços e desafios, do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste trabalho, portanto, valorizamos as interpretações dos alunos e recém-profissionais a respeito de categorias como humanização e cuidado, assim como referente as suas formações sobre esses aspectos. Os dados coletados nesta pesquisa demonstram uma série de dificuldades para se atingir a produção de saúde integral, sejam enfrentadas nos serviços de saúde ou nos ambientes de educação. Isso se apresenta por diversos fatores, como a fragmentação do corpo e valorização da doença, imperativos do paradigma biomédico; posições desiguais entre os profissionais e desses com os usuários; desvalorização das ciências humanas e sociais nas elaborações sobre saúde, dentre outras questões. Desse modo, esta dissertação pode contribuir para uma discussão ampliada das políticas públicas em saúde, como também sobre os currículos dos profissionais da área.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectSaúde – Formação profissionalpt_BR
dc.subjectPalhaçospt_BR
dc.subjectPalhaçoterapiapt_BR
dc.subjectIntegralidadept_BR
dc.titleCuidado e humanização : a palhaçoterapia na formação dos estudantes de saúde da UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7564964365093584pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3496902001574617pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Antropologiapt_BR
dc.description.abstractxThe present study seeks to understand the training of nurses and doctors at the Federal University of Pernambuco, regarding the care and humanization of health practices and the impacts of clown therapy in this process, based on the narratives of students and graduates from those two courses and who integrated the PERTO (Projeto de Encontro e Riso Terapêuticos - Therapeutic Encounter and Laughter Project) university extension project. For such, the logic that guides the field of health was analyzed, as well as the elaboration and implementation, advances and challenges, of the SUS (Sistema Único de Saúde - Unified Health System). In this work, therefore, we value the interpretations of students and new professionals regarding categories such as humanization and care, as well as referring to their training on these aspects. The data collected in this research demonstrate a series of difficulties to achieve the production of integral health, whether faced in health services or in educational environments. This is presented by several factors such as the fragmentation of the body and the focus of attention on the disease, imperatives of the biomedical paradigm; unequal positions among professionals and between them and users; devaluation of the human and social sciences in elaborations on health, among other issues. In this way, this dissertation can contribute to an expanded discussion of public health policies, as well as the curricula of professionals in the area.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Katarina de Brito.pdf839,3 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons