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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46902

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Maurício Renato Pina-
dc.contributor.authorMONTENEGRO, Aldo Ferreira-
dc.contributor.authorSOUZA, Bruno Bezerra de-
dc.contributor.authorSALES, João Magno do Patrocinio-
dc.date.accessioned2022-10-05T16:19:01Z-
dc.date.available2022-10-05T16:19:01Z-
dc.date.issued2018-08-07-
dc.date.submitted2022-10-04-
dc.identifier.citationMONTENEGRO, Aldo Ferreira; SOUZA, Bruno Bezerra de; SALES, João Magno do Patrocinio. Investigação de possíveis causas de acidentes na BR-101, km 69, em Pernambuco. 2018. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46902-
dc.description.abstractSendo a BR-101 uma das rodovias federais com maior número de acidentes no Brasil, este trabalho tem como objetivo descrever e investigar as causas desses eventos ao longo do km 69 dessa rodovia no trecho de Pernambuco. Para a análise, utilizaram-se, como base de informações, dados produzidos da PRF de 2007 até abril de 2018, visitas ao local e uma revisão textual do que já foi publicado acerca dessas questões. Foi correlacionado o número de acidentes com as condições do pavimento (medido através do Índice de Condição do Pavimento - ICP), sinalização, drenagem, iluminação e projeto geométrico da via. Obteve-se que as más condições de drenagem e sinalização são os aspectos estruturais que mais necessitam de cuidados nesse trecho, assim como a elevação da qualidade do pavimento afim de atingir o valor recomendado mínimo para o ICP, 70. Além disso, a relevância dos aspectos sociais ficou evidente, principalmente, a imprudência dos condutores.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectAcidentespt_BR
dc.subjectBR-101pt_BR
dc.subjectICPpt_BR
dc.subjectKm 69pt_BR
dc.titleInvestigação de possíveis causas de acidentes na BR-101, km 69, em Pernambucopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1554286042363904pt_BR
dc.description.abstractxThe BR-101 is one of the federal highways with the most number of accidents in Brazil. This study has the goal to describe and investigate the causes of this events in the 69th Km of this highway in the interval inside the state of Pernambuco. In order to perform the analysis, data collected by the PRF (Federal Highway Police), from 2007 to April of 2018, visits were made to the site and a review of the publications in the area were reviewed. The number of accidents were confronted with the pavement’s condition (measured through the ICP), drainage, signalization, illumination and the geometry of the road. In the end, the poor condition of the drainage and the signalization were the ones that required more attention in this interval as well as the elevation of the quality of the pavement to meet the minimal requirement for the ICP, 70. In addition, the relevance of the social aspects was evident, specially, the imprudence of the drivers.pt_BR
dc.degree.departament(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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