Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46825

Comparte esta pagina

Título : Desenvolvimento de programa computacional para cálculo do índice de severidade de Herbst (HSI)
Autor : BEÇA, Lucas Maciel Maia
Palabras clave : Engenharia Civil; Bacia do rio Brígida; Índice de seca; Índice de severidade de Herbst (HSI); Planilha eletrônica
Fecha de publicación : 21-jun-2018
Citación : BEÇA, Lucas Maciel Maia. Desenvolvimento de programa computacional para cálculo do índice de severidade de Herbst (HSI). 2018. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Resumen : A seca é um fenômeno natural, que ocorre em diversas partes do mundo, podendo causar grandes impactos nas áreas agrícola, ambiental, econômica e social. Distintivamente de outros desastres naturais, a seca caracteriza-se por ter início e fim de difícil determinação, além de ocorrer de forma lenta e duradoura. Existem diversas definições de seca que podem estar relacionadas a critérios de precipitação, agricultura, hidrologia e critérios socioeconômicos. A região de estudo desta pesquisa compreende os municípios de Cabrobó, Bodocó e Ouricuri – todos localizados no interior do estado de Pernambuco. Um modelo computacional foi elaborado com planilhas eletrônicas automatizadas por macro que realizam a análise e determinam os períodos de seca, através do Índice de Severidade de Herbst (HSI), que é comprovadamente um índice de seca confiável, acurado e adequado a locais que tenham secas caracterizadas por longos períodos, como o nordeste brasileiro. A análise realizada pelo método HSI, no intervalo de estudo de 1910 a 2016, permitiu concluir a ocorrência de uma tendência de redução do índice ponderado de severidade de seca e das durações das secas ao longo do tempo — indicando secas menos severas e mais curtas — para os três municípios abordados.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46825
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons