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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46819

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLARRÉ, Julia Maria Raposo Gonçalves de Melo-
dc.contributor.authorALBERTIN, Maria Eduarda Genuino de-
dc.date.accessioned2022-09-30T13:05:40Z-
dc.date.available2022-09-30T13:05:40Z-
dc.date.issued2022-08-23-
dc.identifier.citationALBERTIN, Maria Eduarda Genuino de. Pedagogia dos multiletramentos e material didático alternativo: elaboração de um protótipo de ensino para as aulas de língua(gem). 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46819-
dc.description.abstractEm um cenário de incertezas e de rápidas mudanças sociais (MOITA LOPES, 2013), é possível notar como o avanço das tecnologias digitais da informação e da comunicação têm potencializado múltiplos modos de comunicação a partir de diferentes linguagens. Além disso, têm facilitado um contato maior com culturas distintas, de lugares os mais distintos. Tal multiplicidade está presente na sala de aula de maneira latente nas práticas de letramento dos alunos. Essas mudanças impactam, ainda, os materiais didáticos, visto que os impressos nem sempre dão conta das necessidades pedagógicas de um alunado que produz e lê, cada vez mais, textos multimodais e multiculturais. Nesse contexto, a presente pesquisa, caracterizada como documental e qualitativo-interpretativista, tem como objetivo elaborar e analisar um material didático digital, o protótipo de ensino (ROJO, 2017a), para o ensino de língua(gem). Situado no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2003; KLEIMAN, 2013), este trabalho objetiva também construir e analisar tal material à luz da proposta do Grupo Nova Londres, conhecida como pedagogia dos multiletramentos (GNL, 2021 [1996]; COPE; KALANTZIS, 2006). Este desenho pedagógico enfatiza o trabalho com textos multiculturais e multimodais, a fim de que o aluno possa desenhar crítica e autonomamente outras realidades possíveis. Assim, buscamos observar de que forma as diferentes linguagens e culturas, as tecnologias digitais da informação (TDIC) e a pedagogia dos multiletramentos são abordadas ao longo do protótipo. Percebemos que o protótipo de ensino é um material robusto e propício para lidar com as diferentes linguagens, em diferentes mídias e nos mais diversos gêneros. Como um material que nasce no contexto digital, também se mostrou uma ferramenta importante para a abordagem de gêneros canônicos e não canônicos, de forma a promover uma multiplicidade cultural e de olhares nas aulas de língua(gem).pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de línguapt_BR
dc.subjectPedagogia dos multiletramentospt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectProtótipo de ensinopt_BR
dc.titlePedagogia dos multiletramentos e material didático alternativo : elaboração de um protótipo de ensino para as aulas de língua(gem)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0258041839047526pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5560834728346049pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxIn a scenario of uncertainties and rapid social changes (MOITA LOPES, 2013), it is possible to notice how the advancement of digital information and communication technologies has potentiated multiple communication modes from assorted languages. In addition, it has facilitated greater contact with distinct cultures, from most different places. Such multiplicity is latently present in students' literacy practice classes. These changes also impact didactic materials, since the printed versions do not always meet the pedagogical needs of a student who increasingly produces and reads multimodal and multicultural texts. In this context, the present research, characterized as documentary and qualitative-interpretative, aims to develop and analyze a digital didactic material, the teaching prototype (ROJO, 2017a), for language teaching. Situated in the area of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006; RAJAGOPALAN, 2003; KLEIMAN, 2013), this work also object building and analyzing such material in the light of the proposal of the New London Group, known as the pedagogy of multiliteracies (GNL, 2021 [1996]; COPE; KALANTZIS, 2006). This pedagogical design emphasizes the working with multicultural and multimodal texts so that the student can critically and autonomously design other possible realities. Accordingly, we seek to observe how different languages and cultures, the digital information technologies as well as the pedagogy of multiliteracies are addressed throughout the prototype. We realized that the teaching prototype is a robust material and suitable for dealing with different languages, in different media, and in the most diverse genres. As a material that is born in the digital context, it proved to be an important tool for approaching canonical and non-canonical genres, in order to promote a cultural and perspectives multiplicity in language classes.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Linguística

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