Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4679
Title: Educação e violência nas histórias em quadrinhos de superheróis: a percepção dos leitores de Batman
Authors: da Silva Paiva, Fábio
Keywords: Educação;Histórias em Quadrinhos;Violência;Superheróis;Comunicação;Sociedade.
Issue Date: 31-Jan-2011
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: da Silva Paiva, Fábio; Luis Simões, José. Educação e violência nas histórias em quadrinhos de superheróis: a percepção dos leitores de Batman. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.
Abstract: A pesquisa buscou estabelecer uma relação entre a educação e as Histórias em Quadrinhos (HQs) de super-heróis, levando em conta a percepção de leitores de Batman. O trabalho se divide em duas partes principais. A primeira apresenta de forma teórica as origens das HQs, suas mudanças e suas interações educacionais e comunicacionais. A segunda aprofunda a discussão sobre Batman, focando a pesquisa no personagem em questão. Nesta segunda parte é realizada a apresentação do tema violência, com atenção voltada aos quadrinhos de super-heróis. Além disso, realiza-se na segunda parte, as análises das entrevistas feitas com os leitores, buscando confirmar (ou refutar) e entender as teorias e relações apresentadas anteriormente de forma teórica. Utilizando como referências Norbert Elias (sociologia), Vygotsky (psicologia cognitiva), Brandão (educação), Barros Filho (comunicação), Vergueiro (comunicação e educação), entre outros teóricos, buscamos apresentar questões ligadas à violência, a apropriação de conhecimentos, a recepção e retenção de informações e ao aspecto de entretenimento das HQs. Além disso, foi feito um levantamento de questões pertinentes ligadas ao universo das HQs e do personagem Batman. O trabalho apresenta avanços em relação aos temas Educação e Histórias em Quadrinhos, além da interface desses temas com outros como a Violência, Juventude, Desenvolvimento Cognitivo, Comportamento e Sociedade. Concluiu-se que as HQs são fonte de elementos educacionais, meio de comunicação e de entretenimento e benéficas para o desenvolvimento educacional dos leitores. Conclui-se também que a violência contida nas HQs de super-heróis, fazem parte do bojo de relações sociais no qual está inserida a produção de todos os meios de comunicação, sendo uma reprodução de padrões sociais existentes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4679
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5744_1.pdf1.76 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.