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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46706

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAES, Márcia Maria Guedes Alcoforado de-
dc.contributor.authorSILVA, Andrei de Lima e-
dc.date.accessioned2022-09-23T14:36:17Z-
dc.date.available2022-09-23T14:36:17Z-
dc.date.issued2022-02-25-
dc.identifier.citationSILVA, Andrei de Lima e. Otimização multiobjetivo de precificação para sistemas de abastecimento de água urbanos. 2022. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46706-
dc.description.abstractOs desafios da universalização dos serviços de saneamento básico ao lado da necessidade de garantia de equilíbrio econômico-financeiro das companhias de produção e distribuição de águas, que possa viabilizar os investimentos para ampliação dos serviços são ainda maiores num contexto de escassez hídrica. O uso da precificação da água como ferramenta de gestão de demanda pode conciliar estes múltiplos objetivos, através do estabelecimento de tarifas por município, baseada em modelos que levem em conta múltiplos critérios. Este trabalho introduz um modelo de otimização multiobjetivo como apoio a tomada de decisão de precificação de água para os municípios do estado de Pernambuco. As duas funções objetivo representam dois critérios de otimização: uma explicita a receita menos os custos da companhia (função a ser maximizada) e a outra, a diferença entre o valor do pagamento da conta de água e a capacidade de pagamento dos consumidores (função a ser minimizada). Como restrições do problema de otimização, estabeleceram-se: 1) a quantidade demandada total de consumidores representativos não pode ultrapassar a disponibilidade hídrica total do ano em estudo e 2) os preços relacionam-se com as quantidades demandadas através de funções de demanda com elasticidades-preço constantes. As variáveis de decisão são os preços dados em blocos tarifários crescentes e as quantidades demandadas de consumidores representativos. O modelo é aplicado em abrangência municipal, em que a base de dados e o modelo são construídos a partir de consumidores representativos, com base no total do município dividido pela quantidade de consumidores, de acordo com cinco tipos (social, residencial, comercial, industrial e público), e por faixas de quantidades de consumo, no horizonte de um ano. O modelo geral é aplicado a partir de dois modelos específicos. O Modelo 1 é feito considerando a tarifa média e o Modelo 2 considera os blocos tarifários. Os resultados evidenciados no Modelo 1 revelam que a COMPESA atua num ponto Pareto dominado próximo da Fronteira privilegiando a capacidade de pagamento (função objetivo 1 – FO1) em detrimento ao desempenho financeiro (função objetivo 2 – FO2), e que é possível alterar significativamente a FO2 com pequena alteração na FO1 no ponto em que a COMPESA atua. À medida que vamos nos deslocando do Ponto de atuação da COMPESA ao Centro da Fronteira, é necessário cada vez mais abrir mão da FO1 para se obter mais FO2. Os resultados do Modelo 2 revelam que a estratégia de preços para se obter um ganho na Função Objetivo Financeira (F02) com perda na Função Objetivo Social (FO1) está associada a um aumento de preços seguido de redução no volume faturado ótimo.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTarifaspt_BR
dc.subjectOtimização econômicapt_BR
dc.subjectÁguapt_BR
dc.titleOtimização multiobjetivo de precificação para sistemas de abastecimento de água urbanospt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5216998525981741pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9857333541846350pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxThe challenges of universal basic sanitation services, along with the need to guarantee economic and financial balance for water production and distribution companies, which can make investments for expanding services feasible, are even larger in a context of water scarcity. The use of water pricing as a demand management tool can reconcile these multiple objectives, through the establishment of tariffs by municipality, based on models that consider more than one criteria. This work introduces a multiobjective optimization model to support the decision making of water pricing for municipalities in the state of Pernambuco. The two objective functions represent two optimization criteria: one expresses the company's revenue subtracted the costs (function to be maximized) and the other, the difference between the payment amount of the water bill and the consumers' ability to pay (function a minimized). How restriction to the optimization problem, it was established: 1) the total demanded quantity of representative consumers cannot exceed the total water availability of the year under study and 2) the prices are related to the demanded quantities through functions of demand with constant price elasticities. The decision variables are the prices given in increasing tariff blocks and the quantities demanded from representative consumers. The model is distributed in a municipal scope, in which the database and the model are built from representative consumers, based on the total of the municipality divided by the number of consumers, according to five types (social, residential, commercial, industrial and public), and by ranges of consumption quantities, in the horizon of one year. The general model is applied from two specific models. Model 1 is made considering the average tariff and Model 2 considers the tariff blocks. The results shown in Model 1 reveal that COMPESA operates in a Pareto dominated point close to the Border, favoring payment capacity (objective function 1 - FO1) over financial performance (objective function 2 - FO2), and that it is possible to significantly change the FO2 with small change in FO1 at the point where COMPESA acts. As we move from COMPESA's Point of Action to the Center of the Border, it is increasingly necessary to give up FO1 in order to obtain more FO2. The results of the Model 2 showed that a pricing strategy to obtain a gain in the Financial Objective Function (F02) with a loss in the Social Objective Function (FO1) is associated with increase in prices attended by a reduction in the optimal volume of water billed.pt_BR
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