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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46681

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO NETO, Alfredo-
dc.contributor.authorSILVA JÚNIOR, Luiz Pereira da-
dc.date.accessioned2022-09-22T16:54:57Z-
dc.date.available2022-09-22T16:54:57Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.date.submitted2022-09-21-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Luiz Pereira da. Soluções para instabilidade numérica em simulações em regime transitório no modelo HEC-RAS para canais de elevada declividade. 2018. 82 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46681-
dc.description.abstractCom a crescente popularidade da utilização dos programas de modelagem hidrodinâmica também cresce a necessidade de aprimorar a sua utilização através da experiência de vários usuários. Em projetos anteriores foi utilizado o programa HEC-RAS, desenvolvido pelo Corpo de Engenheiro do Exército dos Estados Unidos, para simulação hidrodinâmica de algumas bacias do estado de Pernambuco. Durante esses trabalhos foram encontrados vários problemas de instabilidade numérica durante a simulação em escoamento transitório devido a dificuldade do HEC-RAS de simular trechos com elevada declividade. Esse trabalho teve como objetivos realizar um estudo comparativo entre diferentes soluções adotadas para solucionar os problemas de instabilidade numérica no HEC-RAS, causados por trechos íngremes e realizar um estudo de caso com a bacia do Rio Sirinhaém, que é caracterizada por regiões íngremes. Quatro soluções foram estudadas: modificação do coeficiente de Manning, adição de um Canal Piloto, adoção do Método Modificado de Puls e modificação do intervalo de cálculo. Das soluções estudadas, apenas modificar o coeficiente de Manning e utilizar o Método Modificado de Puls apresentaram resultados satisfatórios, fazendo com que o programa conseguisse finalizar a simulação hidrodinâmica e apresentasse valores do Número de Froude uniformes, próximos a 1. Com os resultados obtidos do estudo comparativo foi realizado um estudo de caso com um modelo do HEC-RAS do Rio Sirinhaém, onde foi realizada a estabilização do modelo. Devido a elevada complexidade geométrica do modelo, foi necessário utilizar duas soluções: modificar o coeficiente de Manning e utilizar o Método Modificado de Puls. O coeficiente de Manning teve valores de 0,05, 0,08 e 0,02, enquanto que o Método Modificado de Puls foi selecionado para quase a metade do modelo. O intervalo de cálculo foi reduzido de 12 horas para 20 minutos para obtenção de um maior refinamento. Com essas modificações foi conseguido a estabilização do modelo do Rio Sirinhaém.pt_BR
dc.format.extent82p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectSimulação de riospt_BR
dc.subjectCoeficiente de Manningpt_BR
dc.subjectMétodo modificado de Pulspt_BR
dc.subjectComparação de soluçõespt_BR
dc.subjectRio Sirinhaémpt_BR
dc.titleSoluções para instabilidade numérica em simulações em regime transitório no modelo HEC-RAS para canais de elevada declividadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2044594049633841pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7721483148298785pt_BR
dc.description.abstractxWith rising popularity of hydrodynamic modeling software, there is also a rise in necessity to improve its use through users’ experiences. In previous projects, it was used HEC-RAS software, developed by U.S. Army Corps of Engineers, to create hydrodynamic models of a few basins from Pernambuco state. During these projects it was found a series of numerical instabilities problems, regarding to HEC-RAS’s difficulties from simulating steep reaches in unsteady flow. This project main objectives are to perform a comparative study from different methods to solve numerical instabilities problems, and to accomplish a case study of Sirinhaém River, which is characterized by steep regions. Four methods were studied: modifying Manning’s coefficient, adding a Pilot Channel, using Modified Puls Method and modifying simulation’s time interval. From the methods analyzed, only increasing Manning’s coefficient, from 0,035 to 0,08 and using Modified Puls Method presented satisfying results, making the model finish its simulation and showing uniform Froude’s Number, close to 1. Adding a pilot channel and modifying simulation’s time interval weren’t good solutions, with each, the model wasn’t able to finish its simulation and showing large variation of Froude’s Number, ranging from 0 to near 1000, which is a sign of numerical instability. With the results from the comparative analysis, a case study was done for the Sirinhaém River HEC-RAS model, where a model stabilization was done. Because of the topography (geometry) complexity from the model, two solutions were necessary: to modify Manning’s coefficient and to use Modified Puls method. Manning’s coefficient ranged from 0,02, 0,05 and 0,08, while Modified Puls method was selected to almost half of the model. Time interval was reduced from 12 hours to 20 minutes to refine the model. With these modifications a stable model from Sirinhaém’s River was achieved.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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