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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46679
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | COUTINHO, Artur Paiva | - |
dc.contributor.author | MATOS, Juliana Maria Martins | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-22T16:43:24Z | - |
dc.date.available | 2022-09-22T16:43:24Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-21 | - |
dc.identifier.citation | TOS, Juliana Maria Martins. Modelagem da infiltração de um pavimento permeável. 2017. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46679 | - |
dc.description.abstract | O aumento populacional nas grandes cidades e consequente impermeabilização do solo natural trouxe diversos impactos negativos para o meio urbano como, por exemplo, a redução da infiltração e do armazenamento da água no solo urbano. Dessa forma, os pavimentos permeáveis surgem como uma alternativa para compensar os efeitos causados pela urbanização. Este trabalho tem o objetivo de avaliar a capacidade de infiltração de blocos intertravados de concreto instalados em um estacionamento na cidade de Recife/PE utilizando modelos unidimensionais e tridimensionais para determinação dos parâmetros hidráulicos e propor um indicador hidrodinâmico de manutenção (IHM). O modelo unidimensional foi estimado pela equação de dois termos de Philip (1957) e o modelo tridimensional a partir do algoritmo BEST (Lassabatère et al., 2006). Os dois modelos apresentaram ótimo desempenho nos ajustes para estimativa da lâmina infiltrada. O pavimento apresentou classificação no grupo A conforme classificação hidrológica do SCS (Soil Conservation Service) proposta por Rawls et al. (1992). Porém, conforme classificação de Terzaghi e Peck (1967), o grau de permeabilidade do pavimento foi considerado baixo indicando preliminarmente uma necessidade de manutenção. O IHM permitiu avaliar a permeabilidade do pavimento de maneira geral e obteve uma média de 23,75 mm/h. | pt_BR |
dc.format.extent | 68p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Blocos intertravados | pt_BR |
dc.subject | Capacidade de infiltração | pt_BR |
dc.subject | Condutividade hidráulica | pt_BR |
dc.subject | Modelo tridimensional | pt_BR |
dc.subject | Modelo unidimensional | pt_BR |
dc.subject | Método BEST | pt_BR |
dc.subject | Indicador de manutenção hidrodinâmico | pt_BR |
dc.title | Modelagem da infiltração de um pavimento permeável | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9407718849634806 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The population increase in the big cities and consequent waterproofing of the natural soil brought several negative impacts to the urban environment as the reduction of infiltration and the storage of water in the urban soil. In this sense, permeable pavements come up as an alternative to offset the effects caused by urbanization. This paper aims to assess the infiltration capacity of concrete interlocking blocks installed in a parking lot in the city of Recife/PE using one-dimensional and three-dimensional models to determine the hydraulic parameters and propose a hydrodynamic maintenance indicator (HMI). The one-dimensional model was estimated from the equation of two terms of Philip (1957) and the three-dimensional model from the BEST algorithm (Lassabatère et al., 2006). The two models presented excellent performance in the adjustments for estimating the infiltrated water line. The pavement presented classification in group A according to the hydrological classification of the SCS (Soil Conservation Service) proposed by Rawls et al. (1992). However, according to Terzaghi and Peck (1967) classification, the degree of permeability of the floor was deemed low, pointing to a preliminarily need for maintenance. The HMI allowed to evaluate the permeability of the pavement in general and obtained an average of 23.75 mm/h. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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JULIANA MARIA MARTINS MATOS-MODELAGEM DA INFILTRAÇÃO DE UM PAVIMENTO PERMEÁVEL.pdf | 1,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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