Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46655

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Helotonio-
dc.contributor.authorDOMINGOS, Rayza Laurindo-
dc.date.accessioned2022-09-22T13:34:03Z-
dc.date.available2022-09-22T13:34:03Z-
dc.date.issued2022-02-26-
dc.identifier.citationDOMINGOS, Rayza Laurindo. Importância da estatística nos estudos e combate da COVID-19: aplicação para o ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46655-
dc.description.abstractA Educação Estatística se faz necessária em diversas áreas do conhecimento, permitindo uma melhor interpretação de dados apresentados em variados contextos e instigando o pensamento crítico na fundamentação de julgamentos e tomada de decisões. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) estabelece diretrizes para o ensino de conteúdos de Estatística, inserida na área de Matemática, desde o início do ensino fundamental para que, desde pequenos, os alunos tornem-se aptos a desenvolverem estratégias e habilidades por meio do raciocínio crítico frente a problemas cotidianos. No final do ano de 2019 apareceu o primeiro caso de COVID-19 na China e, pouco tempo depois, em 2020, foi decretada a situação de pandemia. Desde então, estamos nos deparando com dados dispostos em tabelas e gráficos sobre o nível de contaminação, morte e recuperação por COVID-19. Essas informações chegam também às crianças através dos meios de comunicação, tornando importante que sejam debatidas com elas as causas e consequências da pandemia, incluindo a importância do isolamento social e campanhas de vacinação. O produto foco deste trabalho é uma cartilha educacional intitulada Aprendendo Estatística em Tempos de COVID-19, que destaca a importância da Estatística no combate a uma situação pandêmica nas aulas de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, trabalhando essa temática através de tabelas e gráficos, contendo informações reais sobre a taxa de contaminação da COVID-19 e dados sobre a campanha de vacinação no Brasil. Tudo isso pautado nos objetos de conhecimentos e habilidades presentes na BNCC destinados ao quarto e quinto ano do ensino fundamental. A validação do produto educacional foi sucedida por docentes, através de um formulário contendo perguntas baseadas nos critérios de validação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Através das respostas obtidas observou-se que a cartilha teve ótima avaliação, sendo considerada em todos os quesitos, em sua maioria, como excelente. Concluímos que a cartilha atendeu ao objetivo proposto de contribuir para o ensino dos conteúdos estatísticos, proporcionando uma conscientização sobre a temática do combate a uma situação pandêmica.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectPandemia por COVID-19pt_BR
dc.subjectEstatística matemáticapt_BR
dc.titleImportância da estatística nos estudos e combate da COVID-19 : aplicação para o ensino fundamentalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7465195307315949pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3267843405581248pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxStatistical Education is necessary in several areas of knowledge, allowing a better interpretation of data presented in various contexts and instigating critical thinking in the basis of judgments and decision-making. The BNCC (Common National Curricular Base) establishes guidelines for the teaching of Statistics content, inserted in the area of Mathematics, from the beginning of elementary school so that, from an early age, students become able to develop strategies and skills through critical thinking in the face of everyday problems. At the end of 2019, the first case of COVID-19 appeared in China, and shortly afterwards, in 2020, a pandemic situation was declared. Since then, we are coming across data laid out in tables and graphs about the level of contamination, death, and recovery from COVID-19. This information also reaches children through the media, making it important to discuss the causes and consequences of the pandemic with them, including the importance of social isolation and vaccination campaigns. The focus of this work is an educational booklet entitled Learning Statistics in Times of COVID-19, which highlights the importance of statistics in combating a pandemic situation in mathematics classes in the early years of elementary school, working this theme through tables and graphs, containing real information about the contamination rate of COVID-19 and data on the vaccination campaign in Brazil. All this based on the objects of knowledge and skills present in the BNCC for the fourth and fifth year of elementary school. The validation of the educational product was succeeded by teachers, through a form containing questions based on the validation criteria of CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel). Through the answers obtained it was observed that the booklet had a great evaluation, being considered in all items, mostly as excellent. We conclude that the booklet met the proposed objective of contributing to the teaching of statistical content, providing an awareness of the theme of combating a pandemic situation.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rayza Laurindo Domingos.pdf1,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons