Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46634
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Marcos Alexandre de Melo | - |
dc.contributor.author | SIQUEIRA, Jessiklécia Josinalva de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-22T12:17:24Z | - |
dc.date.available | 2022-09-22T12:17:24Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-18 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Jessiklécia Josinalva de. Impactos das vivências em ensino híbrido na formação continuada de professores de ciências. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46634 | - |
dc.description.abstract | Ao analisarmos os avanços tecnológicos que temos presenciado nos últimos anos, notamos a necessidade de um novo olhar sobre o contexto da formação docente e suas possibilidades. É necessário ressignificar a forma com que o indivíduo navega no mundo das informações presentes no meio digital, sendo este estimulando a buscar pelo conhecimento sem deixar de lado o senso crítico quando deparado com informações, muitas vezes equivocadas. A presente pesquisa teve por objetivo investigar a apropriação do Ensino Híbrido e das tecnologias digitais em um programa de formação continuada de professores de ciências, no ensino de microbiologia. Para isso foi necessário identificar as ferramentas digitais utilizadas pelos os professores e como elas são aplicadas na sala de aula; analisar os conhecimentos dos professores da Educação Básica acerca das ferramentas digitais no ensino de microbiologia; e compreender as concepções de professores de ciências sobre o Ensino Híbrido na formação continuada, em serviço. Para alcançar tais objetivos, foi realizada uma pesquisa de campo na rede pública do município de Paudalho, onde ocorreu o processo de investigação de natureza qualitativa, a partir de um questionário aplicado por meio do Formulário Google e entrevistas semiestruturadas por meio do Google Meet, ambos virtualmente. Pudemos perceber que grande parte dos docentes enxergam as tecnologias como aliadas de sua prática, no entanto, ao conceituar o ensino hibrido notamos que todos eles também possuem visões deformadas do que se trata a metodologia. Outro ponto importante, é que apesar do tema formação de professores ser discutido há bastante tempo, as formações são vistas ainda como distantes da realidade. É evidente que o presente trabalho não esgota, por si só, as discussões sobre formação docente, concepções de ensino híbrido e ensino de microbiologia, mas se caracteriza como um dos pontapés iniciais para repensarmos na prática docente vinculada a esses três eixos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Ensino híbrido | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Microbiologia | pt_BR |
dc.subject | Curadoria | pt_BR |
dc.subject | Inovações educacionais | pt_BR |
dc.title | Impactos das vivências em ensino híbrido na formação continuada de professores de ciências | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5668313589226017 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8046533153531261 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | When analyzing the technological advances that we have witnessed in recent years, we note the need for a new look at the context of teacher education and its possibilities. It is necessary to re-signify the way in which the individual navigates the world of information present in the digital environment, which stimulates the search for knowledge without leaving aside the critical sense when faced with information, which is often wrong. The present research aimed to investigate the appropriation of Hybrid Teaching and digital technologies in a program of continuing education of science teachers, in the teaching of microbiology. For this, it was necessary to identify the digital tools used by teachers and how they are applied in the classroom; to analyze Basic Education teachers' knowledge about digital tools in microbiology teaching; and to understand science teachers' conceptions about Blended Teaching in continuing education, in service. In order to achieve these objectives, a field research was carried out in the public network of the municipality of Paudalho, where the process of direct investigation took place from a questionnaire and a semi-structured interview, in addition to joining such data to participant observation and document analysis. We could see that most teachers see technologies as allies of their practice, however, when conceptualizing hybrid teaching, we notice that they all also have deformed views of what the modality is. Another important point is that although the topic of teacher training has been discussed for a long time, training is still seen as far from reality. It is evident that the present work does not, by itself, exhaust the discussions on teacher training, concepts of hybrid teaching and microbiology teaching, but it is characterized as one of the initial kicks to rethink the teaching practice linked to these three axes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Jessiklécia Josinalva de Siqueira.pdf | 1,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons