Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46593

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorALMEIDA, Jéssica Cristina de França-
dc.date.accessioned2022-09-20T16:49:10Z-
dc.date.available2022-09-20T16:49:10Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.date.submitted2022-09-03-
dc.identifier.citationALMEIDA, Jéssica Cristina de França. Jogos Matemáticos para a Prática Docente: o que dizem os/as licenciandos/as em matemática da UFPE/CAA?. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46593-
dc.description.abstractTradicionalmente o ensino e aprendizagem de matemática tem se baseado na exposição e acúmulo de conteúdos e isto tem provocado o distanciamento dos alunos do conhecimento matemático, pois estes não se sentem motivados a aprender. Uma tendência que tem ganhado espaço nas discussões da Educação Matemática, considerada como potencial otimizador desse processo e que pode ser um fator de mudança desse cenário, são os jogos matemáticos. Nos inquieta perceber como estudantes da licenciatura em matemática se relacionam com os jogos matemáticos como metodologia para suas futuras práticas. Desse modo, estabelecemos como problema de pesquisa: Quais as percepções que os/as licenciados/as em matemática da UFPE/CAA têm acerca da utilização dos jogos matemáticos como metodologia para a prática docente? A relevância da pesquisa está em poder perceber como está ocorrendo a formação dos futuros professores, bem como fornecer material que inspire a reflexão e a incorporação de novos métodos de ensino que busquem trazer significado a disciplina. Com o intuito de responder ao questionamento lançamos mão de uma pesquisa de natureza básica com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, onde nos propomos a analisar quais são estas perspectivas através de um questionário realizado com os estudantes dos dois últimos períodos da graduação. A discussão teórica que embasa nossa análise está fundamentada em obras de autores que trabalham a temática de jogos tais como: Grando (1995, 2000); Cabral (2006); Bianchini, Gerhardt e Dullius (2011); Teixeira e Apresentação (2014); Fialho (2008), e nas obras de Libâneo (2006); Freire (2002); Pimenta (1999) e Saviani (2018), autores que discutem a prática e a formação docente. Finalizando a análise dos dados, percebemos que os licenciandos reconhecem os jogos como um recurso metodológico que pode ser utilizado pelo professor de matemática para diversificar a prática e buscar aproximar o aluno do processo de aprendizagem. Contudo, os licenciandos não veem os jogos matemáticos como um método infalível e capaz de findar todos os problemas presentes na sala de aula, visto que se utilizada incessantemente acaba tornando-se apenas mais um instrumento de ensino e gerando o mesmo desinteresse ocasionado no modo tradicional expositivo.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectJogos Matemáticospt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.titleJogos Matemáticos para a Prática Docente: o que dizem os/as licenciandos/as em matemática da UFPE/CAA?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3874132511620830pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4036-7777pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Jéssica Cristina de França Almeida.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons