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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4658

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLuíza Neto Siqueira, Maria pt_BR
dc.contributor.authorMaria Santos Da Gama, Ywanoskapt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:22:14Z-
dc.date.available2014-06-12T17:22:14Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.citationMaria Santos Da Gama, Ywanoska; Luíza Neto Siqueira, Maria. Gênero no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental : concepções e vivências de professoras. 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4658-
dc.description.abstractO presente estudo propôs-se a compreender de que forma professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental têm apreendido as discussões sobre gênero no cenário educacional e como articulam essas discussões à vivência do currículo. Nesse sentido, buscou: observar como são abordadas as situações que evidenciam as relações de gênero em sala-de-aula, por professoras com formação acadêmica em Pedagogia e identificar como estas professoras apropriaram-se dessas discussões, como associam gênero à educação, à vivência em sala de aula, enfim, ao currículo. Baseou-se na abordagem de gênero de Joan Scott e Guacira Louro articulado à Teoria Crítica do Currículo e aos trabalhos de Tomaz Tadeu da Silva. Participaram da pesquisa quatro professoras com formação recente em Pedagogia, atuando numa mesma escola da Rede Municipal de Ensino de Recife. Foram utilizadas observações em sala-de-aula e entrevistas semi-estruturadas com essas docentes. A pesquisa apontou: evidências de uma nítida demarcação de espaçosmasculinos e femininos; expectativas diferenciadas em relação a comportamentos de meninos e meninas; dificuldade das professoras em perceber e intervir nos conflitos entre gêneros que reproduzem, na escola, as relações vigentes na sociedade. Embora a formação acadêmica não se constituísse o foco de principal interesse da pesquisa, mas um critério de seleção dos sujeitos, a pesquisa evidenciou lacunas e possibilidades referentes à abordagem de gênero, que apontam para a necessidade da ampliação de discussões nesse contexto, assim como na formação continuadapt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectVivência do Currículopt_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículo e Gêneropt_BR
dc.titleGênero no currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental : concepções e vivências de professoraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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