Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46555

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorXAVIER FILHO, José Lindenberg Julião-
dc.contributor.authorMÉLO, Letícia Barbosa de-
dc.date.accessioned2022-09-19T12:26:44Z-
dc.date.available2022-09-19T12:26:44Z-
dc.date.issued2022-05-30-
dc.identifier.citationMÉLO, Letícia Barbosa de. Competências gerenciais e desempenho organizacional: um estudo envolvendo as lavanderias industriais do Polo Têxtil do Agreste Pernambucano. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46555-
dc.description.abstractO Polo Têxtil do Agreste Pernambucano tem importância central na economia local e, como integrante deste Arranjo Produtivo Local, as Lavanderias Industriais enfrentam desafios como informalidade, falta de mão de obra qualificada, falta de profissionalismo dos colaborados e dos gestores, altos impostos, falta de segurança, além das exigências no tocante a gestão ambiental por serem empresas que consumem muita água e lenha e ainda geram efluentes prejudiciais ao meio ambiente. Sendo assim, este estudo buscou analisar em que medida as competências gerenciais dos gestores das lavanderias industriais do Polo Têxtil do Agreste Pernambucano influenciam o desempenho organizacional. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo-explicativo, que contou no desenvolvimento teórico com os entendimento de Quinn (1988) para a concepção de competências gerenciais bem como de múltiplos autores para as dimensões do desempenho organizacional. Para a coleta de dados utilizou-se de survey via formulário em que alcançou 47 empresas (41,23% do total estimado) e utilizou-se das técnicas de regressão linear multivariada, correlação e testes não paramétricos para análise dos dados. Como principais resultados, obteve-se sete relações que se mostraram significativas, porém somente dois papéis de líderes (Coordenador e Inovador) e suas respectivas competências se apresentaram com o sinal positivo para a relação de competências gerenciais e desempenho organizacional, assim como era esperado pela hipótese central do estudo. Ou seja, a partir da teoria de Quinn (1988), que foi o modelo de competências gerenciais utilizado nessa pesquisa, observou-se que as competências gerenciais do papel de Inovador e Coordenador influenciam positivamente o desempenho organizacional, enquanto os outros papéis (Mentor, Facilitador e Diretor) revelaram uma influência negativa. Essa pesquisa implica contribuição científica na medida em que verificou de forma empírica a relação entre os construtos de competências gerenciais e desempenho organizacional, além de gerar informações sobre organizações locais e pequenas e médias empresas para futuras pesquisas. Como contribuição prática consta as informações geradas por esse estudo, como motivação de discussões e futuras ações por parte das lavanderias, associações de classes e do poder executivo com objetivo de alcançar melhorias para o setor têxtil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão organizacionalpt_BR
dc.subjectAprendizagem organizacionalpt_BR
dc.subjectEficiência organizacionalpt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectLavanderias e tinturariaspt_BR
dc.subjectIndústria têxtil – Pernambucopt_BR
dc.titleCompetências gerenciais e desempenho organizacional : um estudo envolvendo as lavanderias industriais do Polo Têxtil do Agreste Pernambucanopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5874111535599791pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5224764351459285pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxThe Textile Pole of Pernambuco’s Agreste has central importance in the local economy and, as part of this Local Productive Arrangement, Industrial Laundries face challenges such as informality, lack of skilled labor, lack of professionalism of collaborators and managers, high taxes, lack of security, in addition to environmental management requirements because they are companies that consume a lot of water and firewood and still generate effluents harmful to the environment. Thus, this study sought to analyze the extent to which the management skills of the managers of the industrial laundries of the Textile Pole of Pernambuco’s Agreste influence organizational performance. To achieve this goal, a quantitative-explanatory research was carried out, which counted on the theoretical development with Quinn's understanding (1988) for the conception of managerial skills as well as multiple authors for the dimensions of organizational performance. For data collection, we used a survey via a form in which it reached 47 companies (41.23 percent of the estimated total) and the techniques of multivariate linear regression, correlation and nonparametric tests for data analysis were used. As main results, seven relationships were obtained that proved significant, but only two leadership roles (Coordinator and Innovator) and their respective competencies presented the positive sign for the relationship of managerial competencies and organizational performance, as expected by the central hypothesis of the study. That is, from Quinn's theory (1988), which was the model of managerial competencies used in this research, it was observed that the managerial competencies of the role of Innovator and Coordinator positively influence organizational performance, while the other roles (Mentor, Facilitator and Director) revealed a negative influence. This research implies a scientific contribution to the extent that it empirically verified the relationship between the constructs of managerial competencies and organizational performance, ibesides generating information about local organizations and small and medium-sized enterprises for future research. As a practical contribution is the information generated by this study, as motivation for discussions and future actions by laundries, class associations and executive power in order to achieve improvements for the textile sector.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Letícia Barbosa de Mélo.pdf2,95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons