Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46524

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPAIVA JÚNIOR, Fernando Gomes de-
dc.contributor.authorSANTANA, Gustavo Cesar Pereira de-
dc.date.accessioned2022-09-16T15:39:54Z-
dc.date.available2022-09-16T15:39:54Z-
dc.date.issued2022-07-21-
dc.identifier.citationSANTANA, Gustavo Cesar Pereira de. Dimensões da universidade empreendedora reproduzidas num centro acadêmico: o caso do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46524-
dc.description.abstractEste estudo consiste em investigar a forma como ocorrem as ações institucionais dos atores estratégicos em relação ao Centro Acadêmico de uma Universidade Pública. A abordagem na qual é pautado o estudo se refere a uma universidade empreendedora no que tange às interações universidade-empresa-governo, como expressão do modelo Hélice Tríplice centrado em dimensões da Universidade Empreendedora, propostas no estudo de Volles, Gomes e Parisotto (2017), quais sejam: mobilização de pesquisa, colaboração da indústria, informalidades e interação das indústrias. O estudo visa descrever o modo como ocorrem as ações de transferência de conhecimento por parte dos atores institucionais associados ao Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, sendo observada cada categoria das dimensões da Universidade Empreendedora propostas pelos autores. O método de estudo de caso foi escolhido como estratégia de pesquisa, conforme a abordagem qualitativa. A unidade organizacional de investigação como lócus do estudo é o Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (CIn-UFPE). Os resultados esperados do estudo decorrem da exposição de possíveis elementos facilitadores e entraves que permeiam a interação dos pesquisadores do CIn- UFPE com seus parceiros estratégicos internos e externos à Universidade. Os resultados mostram que a geração de inovações tecnológicas apropriadas pelo mercado se deve à colaboração entre Academia, Mercado e Governo. As ações dos atores institucionais do CIn-UFPE correram de forma colaborativa e integrada, gerando um senso de coletividade na instituição. Algumas ações ocorrem de modo informal por meio da expertise dos atores e geram parcerias e empreendimentos inovadores. Isso se torna possível pela presença de uma cultura organizacional focada no empreendedorismo e na resolução de problemas pertinentes ao mercado e à sociedade civil. O estudo apontou que certas barreiras dificultam as práticas de inovação no ambiente acadêmico, como a falta de investimento governamental nas universidades, os vínculos burocráticos e a demora na execução de processos internos para elaboração de projetos junto a agentes do mercado. O estudo sugere a rediscussão do modelo teórico proposto por Volles, Gomes e Parisotto (2017), ao sintetizar conceitos e trazer aprofundamentos acerca do fenômeno da Universidade Empreendedora no âmbito das ações estratégicas articuladas entre seus atores institucionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino Superior – Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.titleDimensões da universidade empreendedora reproduzidas num centro acadêmico : o caso do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0651827127349113pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2322370316579303pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThe main goal of this study is to investigate how institutional actions of strategic actors occur in an Academic Center of a Public University. In the study, we consider an entrepreneurial university approach to analyzing interactions between university-industry-government, expressing the triple helix model. This approach, centered on entrepreneurial university dimensions, was proposed by Volles et al. (2017), considering the following aspects: mobilizing research, industry collaboration, informalities, and industry interaction. This study aims to describe how the knowledge transfer actions are performed by the institutional actors in the Centro de Informática (CIn) from the University Federal of Pernambuco (UFPE), taking into account each one of the four university entrepreneurial dimensions. The study applies a qualitative approach, using a case study as a research method and Centro de Informática from UFPE as the study object. The expected results of the study stem from the exposure of facilitating elements and barriers that permeate CIn-UFPE researchers' interaction with their internal and external strategic partners to the University.The study shows that university-industry-government collaboration influences the construction of technological innovation used in the industry. The institutional actors' actions from UFPE occur in an integrated and collaborative way, forming a collective sense in the institution. Furthermore, it noticed that some actions happen informally through the actors' expertise, leading to partnership and innovators enterprises. These results become possible through an organizational culture focused on entrepreneurial e and problems-solving in industry and civil society. The study also reported barriers that make academic innovation practices difficult, such as lack of governmental investments in the universities, bureaucratic linkages, and the delay in the execution of internal processes for the elaboration of projects with market agents. Finally, this work reopens the discussion of the theoretical model proposed by Volles et al. (2017), summarizing the main concepts and bringing deeper knowledge on entrepreneur university issues in the context of strategic actions among its institutional actors.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Gustavo Cesar Pereira de Santana.pdf750,78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons