Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46523
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Vanessa de Lima | - |
dc.contributor.author | SILVA, Aline Santos de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-16T15:04:37Z | - |
dc.date.available | 2022-09-16T15:04:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Aline Santos de Oliveira. Associação entre funcionalidade e conhecimentos, atitudes e práticas de prevenção da COVID-19 em idosos. 2022. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46523 | - |
dc.description.abstract | O objetivo é analisar a associação entre a funcionalidade e os conhecimentos, atitudes e práticas de prevenção da Covid-19 em idosos do município do Recife. Foi realizado um estudo seccional de caráter analítico com 144 idosos residentes no município do Recife. A coleta de dados foi remota, entre junho e setembro de 2020. A variável dependente de conhecimentos, atitudes e práticas de prevenção da Covid-19 foi construída por meio de Análise de Classe Latente e a variável independente principal foi a funcionalidade para atividades instrumentais da vida diária. Para análise estatística foi utilizada distribuição de frequência absoluta e relativa das variáveis, teste qui-quadrado e análise múltipla de regressão logistíca multinomial. O nível de significância foi de 5%. A maioria dos idosos estudados apresentou independência quanto à funcionalidade para as atividades instrumentais da vida diária. A prevenção da Covid-19 foi categorizada em três classes de acordo com os Conhecimentos, Atitudes e Práticas de prevenção. Identificou-se que a maioria dos idosos apresentou conhecimentos e atitudes regulares e boa prática quanto à prevenção da Covid-19, após análise múltipla permaneceram associadas significativamente aos conhecimentos atitudes e práticas de prevenção da Covid-19 as variáveis funcionalidade e escolaridade. Os idosos independentes para as atividades instrumentais da vida diária apresentaram mais chances de ter conhecimentos, atitudes e práticas excelentes para a prevenção da Covid-19, quando comparados aos idosos dependentes. Os idosos que estudaram de cinco a oito anos apresentaram mais chance de ter conhecimentos, atitudes e práticas excelentes para a prevenção da Covid-19, quando comparados aos que nunca estudaram ou que estudaram de um a quatro anos. A funcionalidade para as atividades instrumentais de vida diária foi associada aos conhecimentos, atitudes e práticas de prevenção da Covid-19 em idosos. Quanto maior a independência funcional, melhor a prevenção da Covid-19 nos idosos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Prevenção de Doenças | pt_BR |
dc.subject | Estado Funcional | pt_BR |
dc.title | Associação entre funcionalidade e conhecimentos, atitudes e práticas de prevenção da Covid-19 em idosos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MOREIRA, Rafael da Silveira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2635706074140447 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9648971267582561 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Gerontologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective is to analyze the association between functionality and knowledge, attitudes and practices of prevention of Covid-19 in the elderly in the municipality of Recife. An analytical cross-sectional study was carried out with 144 elderly people living in the city of Recife. Data collection was remote, between June and September 2020. The dependent variable on knowledge, attitudes and practices of prevention of Covid-19 was constructed through Latent Class Analysis and the main independent variable was the functionality for instrumental activities of the daily life. For statistical analysis, absolute and relative frequency distribution of variables, chi-square test and multiple analysis of multinomial logistic regression were used. The significance level was 5%. Most of the elderly studied showed independence in terms of functionality for instrumental activities of daily living. Covid-19 prevention was categorized into three classes according to Knowledge, Attitudes and Prevention Practices. It was identified that the majority of the elderly showed regular knowledge and attitudes and good practice regarding the prevention of Covid-19, after multiple analysis, the functionality and schooling variables remained significantly associated with knowledge, attitudes and practices to prevent Covid-19. The independent elderly for the instrumental activities of daily living were more likely to have excellent knowledge, attitudes and practices for the prevention of Covid-19, when compared to the dependent elderly. Elderly people who studied for five to eight years were more likely to have excellent knowledge, attitudes and practices for the prevention of Covid- 19, when compared to those who never studied or who studied from one to four years. Functionality for instrumental activities of daily living was associated with knowledge, attitudes and practices to prevent Covid-19 in the elderly. The greater the functional independence, the better the prevention of Covid-19 in the elderly. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/8532679856626407 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Gerontologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Aline Santos de Oliveira Silva.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons