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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46518

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Emanuela Sousa-
dc.contributor.authorSANTANA JUNIOR, Rivanildo Valerino de-
dc.date.accessioned2022-09-16T14:30:20Z-
dc.date.available2022-09-16T14:30:20Z-
dc.date.issued2022-08-09-
dc.identifier.citationSANTANA JÚNIOR, Rivanildo Valerino de. Os técnicos em assuntos educacionais e as relações de poder nos Centros Acadêmicos da Universidade Federal de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste) - Universidade Federal Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46518-
dc.description.abstractEsta dissertação tem o objetivo de compreender como são percebidas as relações de poder no contexto do trabalho pedagógico pelos ocupantes do cargo de Técnico em Assuntos Educacionais que estão lotados nos centros acadêmicos da Universidade Federal de Pernambuco por meio da concepção de poder de Bourdieu. O estudo focaliza um cargo de nível superior que integra o plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação das instituições federais de ensino superior cuja atribuição normativa se caracteriza pela atividade de natureza pedagógica, desempenhada por profissionais da educação formados em pedagogia ou licenciaturas. A abordagem quanto aos objetivos é exploratória, a partir da qual foi possível obter conhecimento sobre o problema apontado na literatura por meio de revisão de literatura, pesquisa documental e aplicação de questionário com 32 questões, entre objetivas e subjetivas, junto a 26 técnicos em assuntos educacionais lotados em 12 centros acadêmicos da UFPE abordando as categorias habitus e violência simbólica presentes na concepção teórica bourdieusiana. O estudo utiliza uma perspectiva de método não paradigmático, fazendo uso da abordagem qualitativa e quantitativa. A análise dos dados quantitativos utilizou-se de tabelas, gráficos, percentuais ou taxa de frequência e os dados qualitativos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin conhecida por análise categorial, fazendo uso de Atlas.ti Web e Microsoft Excel. O estudo relatou que as circunstâncias existenciais dos TAEs são caracterizadas pelas desigualdades de condições de poder considerando a estruturação dos capitais específicos do campo universitário, com prevalência dos docentes quanto ao capital propriamente universitário e ao prestígio científico, bem como a estratégia dos agentes TAEs para melhorarem suas condições de inserção institucional. A análise das percepções dos TAEs quanto às relações de poder evidenciou que há uma violência simbólica exercida sobre tais agentes e que o processo de conquista de espaço é agonístico. O estudo conclui que as relações de poder são exercidas de forma velada e é arbitrada pelos agentes dominantes com reforço dos mecanismos de dominação que se fazem eficientes no campo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectServidores públicospt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.subjectRelações de poderpt_BR
dc.titleOs técnicos em assuntos educacionais e as relações de poder nos Centros Acadêmicos da Universidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7149969057370535pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5058999330254035pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis master thesis goal is to understand how power structures are perceived in the context of pedagogical work by professionals in the Technician position in Educational Affairs (TAE) in the academic centers of the University Federal of Pernambuco (UFPE). The study takes into account the main concepts of power proposed by Bourdieu. Hence, the research is focused on a professional level position representing the career of the technicals-administrative in the education of the federal educational institutions. The Technician position regulation establishes that educational professionals (i.e., professionals with a degree in pedagogy or education) must perform pedagogical activities. The study applies an exploratory approach to understand the literature problems and gaps better, aiming to define the research goal. The method includes a literature review, documentary research, and a survey interviewing 26 technical in education affairs based on 12 distinct UFPE academic centers. The questionnaire contains 32 qualitative and quantitative questions and addresses Bourdier's habitus and symbolic violence concepts. The research method is based on qualitative and quantitative approaches. So, the quantitative analysis uses graphs, tables analysis, and frequency rate to achieve the results. Regarding the qualitative perspective, the category-based content analysis concept, proposed by Bardin, guides the qualitative data analysis. Furthermore, some tools are used in the research, such as Atlas.ti Web, and Microsoft Excel. As a result, the study report that existential circumstances of TAE are characterized by inequality of power conditions, taking into account the specific structure of capital in the University Field. In this way, professors prevail over TAEs in the university's money and scientific prestige. Moreover, the study also presents some TAE strategies to improve the institution's inclusion conditions. The analysis of TAE perceptions related to relation power emphasizes the existence of symbolic violence over them. They also report that achieving space conquers is a conflicted path. The research concludes that power relations are carried out covertly and are arbitrated by dominant power agents, strengthening mechanisms of domination that become efficient in the field.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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