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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46498
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | VASCONCELOS, Fernando Jordão de | - |
dc.contributor.author | BATISTA, Débora Cordeiro de Melo. | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-15T23:34:48Z | - |
dc.date.available | 2022-09-15T23:34:48Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-24 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-15 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Débora Cordeiro de Melo. ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA DA MOBILIDADE NO RECIFE. 2016. 37 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46498 | - |
dc.description.abstract | Diante do cenário atual, em que todos estão em busca de minimizar o tempo gasto com deslocamentos, para consequentemente aumentar a utilidade das horas do dia, os órgãos e investidores responsáveis pela mobilidade urbana possuem questões desafiadoras: suprir a necessidade da população com qualidade e dar condições de suporte ao desenvolvimento econômico. No Recife, a eficiência dos transportes públicos não condiz com a demanda do acelerado crescimento urbano, sendo assim, é considerado um sistema sem qualidade e inseguro. Em contrapartida, como “solução” para essa realidade, surgem políticas de incentivo para a aquisição de carros privados, que aparentam trazer conforto e segurança ao usuário, mas que agravam ainda mais as condições do trânsito. Outra deficiência que impossibilita o planejamento coerente da mobilidade no município é o banco de dados ultrapassado, pesquisas das demandas dos destinos e dos modos de transportes, são de anos e até mesmo de décadas passadas que não retratam a realidade. Para ter melhor aproveitamento em termos de funcionalidade nos projetos de mobilidade, devem-se analisar fatores sociais e econômicos, para então concluir o potencial de cada tipo de transporte na região, e a partir disso interligá-los de maneira eficaz, que supra a demanda da população com qualidade, segurança, priorizando o transporte público e de forma econômica. Uma tendência que vem crescendo bastante, é a introdução do uso de meios não motorizados na rotina de diversos habitantes, seja de bicicleta ou a pé; Nas condições de saturação das vias, não existe espaço para mais um meio de transporte, e nem acessibilidade para os pedestres de forma segura, principalmente para os deficientes físicos. É necessária a reestruturação do sistema para melhor utilidade do solo e maior conscientização da população na utilização dos não motorizados como meio de transporte. | pt_BR |
dc.format.extent | 37p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.subject | Fatores sociais e econômicos | pt_BR |
dc.subject | Recife | pt_BR |
dc.subject | Funcionalidade | pt_BR |
dc.title | Análise dos fatores de influência da mobilidade no Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MOREIRA, Maurício Renato Pina | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0310047689133449 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Nowadays, where all people are seeking to minimize the time spent on trips to consequently increase the usefulness of the hours of the day, agencies and investors responsible for urban mobility have challenging issues: meeting the needs of the population with quality and give support conditions for economic development. In Recife, the efficiency of public transport does not match the demand of rapid urban growth, and thus is considered a system without quality and unsafe. On the other hand, as a "solution" to this reality, there are incentive policies for the purchase of private cars, which appear to bring comfort and security to the user, but also increase traffic conditions. Another deficiency that prevents the coherent planning of mobility in the city is the outdated database, where research about the demands of destinations and transport modes in the past does not reflect reality anymore. To make better use in terms of functionality in mobility projects, there must be analyzed social and economic factors, and then complete the potential of each type of transport in the region, and from that link them effectively, to meet the needs of the population with quality, safety, prioritizing public transport and economically. A trend that is growing a lot, is the introduction of the use of non-motorized means in the routine of many people, whether by bike or on foot; In saturation conditions of the road space, there is no space for a new mean of transport, or safe accessibility to pedestrians, especially for disabled people. It requires the restructuring of the system for better land use and increased awareness of the population in the use of non-motorized transport. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/1554286042363904 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DÉBORA CORDEIRO DE MELO BATISTA - ANÁLISE DOS FATORES DE INFLUÊNCIA DA MOBILIDADE NO RECIFE.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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