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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPAULA, Sílvio Luiz de-
dc.contributor.authorLIMA, João Antônio da Silva-
dc.date.accessioned2022-09-15T21:06:30Z-
dc.date.available2022-09-15T21:06:30Z-
dc.date.issued2019-07-03-
dc.date.submitted2019-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46485-
dc.description.abstractO dinamismo do século XX trouxe consigo a necessidade de mudanças nas empresas, que para atender as pressões internas e externas passam por reformulações e redefinições de processos, a ponto das pessoas se integrarem ao contexto da atividade, passando a observar que a informação é um recurso estratégico. No tocante à informação, a dificuldade de literatura com relação aos egressos do curso de Gestão da Informação, tendo como um dos fatores o tempo de curso, criado em 1998 na UFPR passando a ser difundido posteriormente a UFG, UFPE e UFU trouxe consigo a necessidade de analisar a experiência universitária dos alunos seja no ingresso, no decorrer ou na transição para o mercado profissional. O objetivo deste estudo visa entender o panorama do egresso do curso de bacharelado em Gestão da Informação da UFPE entre os anos de 2012 a 2018, num total de 177 pessoas. A natureza desta pesquisa é de cunho exploratório sendo utilizado um questionário online no intuito de identificar o egresso para que posteriormente fosse possível obter dados pertinentes ao perfil sócio-demográfico, vida acadêmica e vida profissional dos respondentes, bem como sua visão com relação ao curso. Notou-se falta de literatura para discussão e entendimento do assunto e com relação ao resultado foi verificado que o profissional egresso da UFPE encontra no setor privado maiores oportunidades, porém apenas 24% dos respondentes representados por 18 pessoas estão no nível estratégico exercendo seu papel. Porém, aqueles que estão fora da gestão dentro do seu campo de atuação se valem das ferramentas de GI em sua atividade profissional. Se observa, ainda, o desafio para o reconhecimento de funções ligadas a área bem como sua legitimação de forma profissional requerendo contínuo esforço destes novos profissionais para a conquista e reconhecimento do mercado, bem como a necessidade de novas pesquisas no assunto para que seja possível ter um acompanhamento da situação deste novo profissional.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEgressopt_BR
dc.subjectGestão da Informaçãopt_BR
dc.subjectPerfil Profissionalpt_BR
dc.subjectCompetênciapt_BR
dc.subjectFormação Profissionalpt_BR
dc.titlePanorama do egresso do curso de Gestão da Informação da UFPEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3745582117653135pt_BR
dc.description.abstractxThe dynamism of the twentieth century brought with it the need for changes in companies, which, in order to respond to internal and external pressures, go through reformulations and redefinitions of processes, to the point where people integrate into the context of the activity, observing that information is a resource strategic. Regarding the information, the difficulty of the literature regarding the graduates of the course of Information Management, having as one of the factors the time of course, created in 1998 in UFPR and later to be disseminated to UFG, UFPE and UFU brought with it the need to analyze the university experience of the students whether in the entrance, in the course or in the transition to the professional market. The objective of this study is to understand the panorama of the graduation of the bachelor's degree in Information Management from UFPE between the years 2012 to 2018, a total of 177 people. The nature of this research is exploratory and an online questionnaire was used in order to identify the egress so that it was later possible to obtain data pertinent to the socio-demographic profile, academic life and professional life of the respondents, as well as their vision regarding the course. There was a lack of literature for discussion and understanding of the subject and with regard to the result, it was verified that the professional graduates of the UFPE find greater opportunities in the private sector, but only 24% of the respondents represented by 18 people are at the strategic level playing their role. However, those who are outside the management within their field use the tools of GI in their professional activity. It is also observed the challenge for the recognition of functions related to the area as well as its legitimacy in a professional way requiring continuous efforts of these new professionals for the conquest and recognition of the market, as well as the need for new researches in the subject so that it is possible to have a follow-up of the situation of this new professional.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Gestão da Informação

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