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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46461

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFELIPE, André Anderson Cavalcante-
dc.contributor.authorSILVA, Kevin Schwantz Gomes da-
dc.date.accessioned2022-09-15T19:08:17Z-
dc.date.available2022-09-15T19:08:17Z-
dc.date.issued2019-06-11-
dc.date.submitted2019-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46461-
dc.description.abstractO processo de tomada de decisão requer cautela, prudência e dados concretos para fundamentação do ato decisório. Por isso, decidir sem mérito se torna arriscado, principalmente em relação à Pequena e Micro Empresa (MPE), já que nesses tipos de negócios o gestor geralmente decide com base empírica, de acordo com suas experiências. Assim, o objetivo desta pesquisa é verificar a importância da Organização da Informação (OI) como ferramenta de apoio para o processo de tomada de decisão em uma MPE. A descrição dos elementos da Gestão da Informação (GI) propostos por McGee e Prusak (1994) e o processo de tomada de decisão apresentado por Choo (2003) foram os arcabouços teóricos deste estudo de caso, que se caracteriza como pesquisa de tipo exploratória com caráter qualitativo, apoiada pela pesquisa bibliográfica e documental. O método do estudo de caso permitiu a caracterização de uma MPE da Região Metropolitana do Recife e a orientação de aplicação dos procedimentos metodológicos de coleta de dados, no caso a observação assistemática e os documentos da MPE. A análise dos dados foi desenvolvida com base nas etapas de GI de McGee e Prusak (1994): identificação de necessidades informacionais, aquisição e coleta de informação, classificação, armazenamento, tratamento e apresentação da informação, desenvolvimento de produtos e serviços de informação, distribuição e disseminação da informação e análise e uso da informação. Outrossim, foi utilizado o modelo racional de Choo (2003) para embasar a tomada de decisão da MPE. Os resultados mostram que a aplicação da OI na MPE analisada proporcionou melhorias no processo de tomada de decisão, uma vez que, antes da intervenção do estudo, o gerente tomava decisões com base empírica apenas visualizando o binômio custo-necessidade. Após a utilização da OI, o gerente tomou posse de um insumo informacional que gerou o conhecimento necessário para apoiar o ato decisório mais adequado, tendo em vista todo o arcabouço informacional da MPE, que antes não era desfrutado e aproveitado. Foram conquistadas informações que puderam embasar a tomada de decisão, trazendo vários benefícios, entre eles: a destinação adequada de recursos, o menor risco de perda de produtos e lucratividade, estratégia nas ações e vantagem competitiva. Por fim, concluímos que, embora haja a necessidade de melhorias, as decisões foram apoiadas pela OI de modo satisfatório, atingindo os objetivos propostos pela pesquisa.pt_BR
dc.format.extent76p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectOrganização da Informaçãopt_BR
dc.subjectGestão da Informaçãopt_BR
dc.subjectTomada de Decisãopt_BR
dc.subjectMicro e Pequenas Empresaspt_BR
dc.titleOrganização da Informação como apoio para tomada de decisão: estudo de caso em uma micro pequena empresapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2814835220579666pt_BR
dc.description.abstractxThe decision making process requires caution, prudence and concrete data in order to justify the decision making act. For this reason, deciding without merit becomes risky, especially in relation to small and micro companies (SMC), since in these types of businesses the manager usually decides on an empirical basis, according to his experiences. Thus, the objective of this research is to verify the importance of the Information Organization (IO) as a support tool for the decision making process in a small and micro company. The description of the Information Management (IM) elements proposed by McGee and Prusak (1994) and the decision-making process presented by Choo (2003) were the theoretical frameworks of this case study, which is characterized as exploratory research of a qualitative nature, supported by bibliographic and documentary research. The case study method allowed the characterization of an SMC from the Metropolitan Region of Recife and guidance on the application of the methodological procedures for data collection, in this case the assistematic observation and the documents of the SMC. Data analysis was developed based on the information management steps of McGee and Prusak (1994): Identification of informational needs, acquisition and collection of information, classification, storage, treatment, processing and presentation of information, development of information products and services, distribution and dissemination of information and analysis and use of information. Furthermore, Choo's Rational Model (2003) was used to support the decision-making of the SMC. The results show that the application of IO in the analyzed SMC provided improvements in the decision making process, once, before the intervention of the study, the manager made decisions with empirical basis only visualizing the binomial cost-necessity. After the use of IO, the manager took possession of an informational input which generated the necessary knowledge to support the most appropriate decision making act, with a view to the entire information framework of the SMC, that was not previously enjoyed and availed. Much information has been gained to support decision making, bringing several benefits, between them: adequate resource allocation, reduced risk of product loss and profitability, stock strategy and competitive advantage. Finally, we conclude that although there is a need for improvements, the decisions were supported by IO in a satisfactory way, achieving the objectives proposed by the research.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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