Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46460

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorÁVILA, Bruno Tenório-
dc.contributor.authorLIRA, Josceline-
dc.date.accessioned2022-09-15T19:06:02Z-
dc.date.available2022-09-15T19:06:02Z-
dc.date.issued2019-07-12-
dc.date.submitted2019-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46460-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre o compartilhamento de conhecimento tácito, o qual caracteriza a comunicação deste tipo de conhecimento entre os funcionários e a empresa. O conhecimento tácito pode extrapolar os limites do nível individual para ser assimilado e incorporado ao nível coletivo e, consequentemente, organizacional, por meio da articulação do conhecimento tácito, que também é um processo de comunicação. O objetivo deste trabalho é revisar a literatura sobre as principais técnicas de compartilhamento do conhecimento tácito no contexto da gestão do conhecimento nas empresas. A metodologia da pesquisa engloba pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, é caracterizada como pesquisa bibliográfica, cuja fonte bibliográfica é a “Coleção Principal da Web of Science”. A discussão desenvolvida na revisão de literatura está estruturada em quatro eixos temáticos do compartilhamento de conhecimento: 1) criação do ambiente organizacional, 2) ferramentas, 3) métodos e 4) modelo, os quais ilustram o que os gestores devem saber e fazer para realizar a comunicação do conhecimento tácito nas empresas. Os resultados indicam que os contatos pessoais entre as equipes de trabalho proporcionam a aprendizagem informal e permitem que o conhecimento tácito de cada funcionário seja transformado em conhecimento organizacional. O trabalho conclui que, para o efetivo compartilhamento de conhecimento tácito, são cruciais a formação de equipes de trabalho e os contatos pessoais. Assim, as técnicas de compartilhamento do conhecimento tácito reunidas na revisão de literatura são baseadas na interação social e também têm apoio das soluções de tecnologia da informação que suportam interações pessoais e aumentam a disponibilização e registro do conhecimento.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConhecimento tácitopt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectCompartilhamento de conhecimentopt_BR
dc.subjectArticulação do conhecimentopt_BR
dc.subjectRegistro do conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão da Informaçãopt_BR
dc.titleRevisão de literatura sobre as principais técnicas de compartilhamento do conhecimento tácito no contexto da gestão do conhecimento nas empresaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6175807313924123pt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents a literature review on the sharing of tacit knowledge, which characterizes the communication of this type of knowledge between employees and the company. Tacit knowledge can extrapolate the limits of the individual level to be assimilated and incorporated at the collective and therefore organizational level through the articulation of tacit knowledge, which is also a process of communication. The objective of this paper is to review the literature on the main techniques of tacit knowledge sharing in the context of knowledge management in companies. The research methodology encompasses exploratory research of a qualitative nature. As for the data collection procedures, it is characterized as a bibliographic search, whose bibliographic source is the “Web of Science Core Collection”. The discussion developed in the literature review is structured in four thematic axes of knowledge sharing: 1) creation of the organizational environment, 2) tools, 3) methods, and 4) model, which illustrate what managers must know and do to accomplish the communication of tacit knowledge in companies. The results indicate that personal contacts between work teams provide informal learning and allow the tacit knowledge of each employee to be transformed into organizational knowledge. The paper concludes that for the effective sharing of tacit knowledge, the formation of work teams and personal contacts is crucial. Thus, the tacit knowledge sharing techniques gathered in the literature review are based on social interaction and also have support from information technology solutions that support personal interactions and increase the availability and registration of knowledge.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Josceline Lira.pdf658,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons