Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46448

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Cristiane Salomé Ribeiro-
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Jonas Alves-
dc.date.accessioned2022-09-15T16:16:43Z-
dc.date.available2022-09-15T16:16:43Z-
dc.date.issued2021-07-01-
dc.identifier.citationCAVALCANTI, Jonas Alves. Antecedentes da intenção dos indivíduos em consumir em restaurantes com práticas gastronômicas sustentáveis no contexto do Agreste de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46448-
dc.description.abstractOs estudos no campo comportamento de consumo sustentável tem se dedicado a identificar os fatores que influenciam esse comportamento em diferentes segmentos, incluindo o consumo de alimentos. Nesse sentido, o presente estudo se propôs a observar a relação existente entre os fatores intrínsecos dos indivíduos, mais especificamente o comportamento do consumidor como cidadão (CCC), a efetividade percebida do consumidor (EPC), a autoidentidade verde (AIV) e a Confiança (C), e a influência que estes exercem sobre a intenção de consumir em restaurantes que possuem práticas gastronômicas sustentáveis. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo-descritivo, com levantamento de campo feito a partir de uma pesquisa survey e dados coletados a partir de uma amostra do tipo snowbal, gerando ao final 398 questionários válidos, com os dados analisados a partir da técnica de modelagem de equações estruturais (MEE). Foi identificado que o CCC, a AIV e a C exercem influência positiva sobre a intenção de consumir em restaurantes com práticas gastronômicas sustentáveis, enquanto a EPC, neste campo, não demonstrou exercer influência. Também foi identificado que a EPC, a AIV e C demonstraram exercer influência direta e positiva sobre o CCC, apontando que as motivações internas dos indivíduos são importantes direcionadores para mudanças de comportamento em prol da sustentabilidade. Esse estudo apresenta importantes contribuições teóricas, como a realização de uma investigação que correlaciona construtos que não haviam sido apresentados anteriormente em conjunto na pesquisa sobre o consumo sustentável, especificamente a CCC, a EPC, a AIV e a C, a apresentação do papel indireto da EPC sobre as intenções de consumo sustentável, o que confirma estudos anteriores, e também contribui para os avanços da pesquisa da relação entre sustentabilidade e o consumo ao confirmar o papel da CCC, da AIV e da C no que tange ao consumo de alimentos em prol do meio ambiente. Adicionalmente, o estudo demonstrou que quando se trata da gastronomia sustentável, os indivíduos ancoram a sua confiança nas relações estabelecidas com as instituições locais, valorizando os laços e demonstrando a crença positiva sobre as práticas do mercado local. Gerencialmente, os achados visam auxiliar as instituições locais a direcionarem suas práticas sustentáveis, não só como filosofia e base estrutural das suas atividades, mas como uma ferramenta capaz de impulsionar o consumo sustentável e auxiliar os indivíduos a se autoafirmarem e expressarem seu comportamento de cidadão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGastronomia - Pernambucopt_BR
dc.subjectVida sustentável – Pernambucopt_BR
dc.subjectComportamento do consumidor – modelos matemáticos - Pernambucopt_BR
dc.subjectIdentidade (Psicologia)pt_BR
dc.subjectConfiança do consumidor - Pernambucopt_BR
dc.titleAntecedentes da intenção dos indivíduos em consumir em restaurantes com práticas gastronômicas sustentáveis no contexto do Agreste de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1323442433114704pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7634332525434443pt_BR
dc.publisher.programPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumopt_BR
dc.description.abstractxStudies in the field of sustainable consumption behavior have been dedicated to identifying the factors that influence this behavior in different segments, including food consumption. In this sense, the present study aimed to observe the relationship between the intrinsic factors of individuals, more specifically consumer behavior as a citizen (CBC), perceived consumer effectiveness (PCE), green self- identity (GSI) and Trust (T), and the influence they exert on the intention to consume in restaurants that have sustainable gastronomic practices. For this, a quantitative-descriptive research was carried out, with a field survey based on a survey and data collected from a snowbal sample, generating at the end 398 valid questionnaires, with the data analyzed from the structural equation modeling (SEM) technique. was identified that the CBC, the GSI and T exert a positive influence on the intention to consume in restaurants with sustainable gastronomic practices, while the PCE, in this field, has not shown to exert influence. It was also identified that PCE, GSI and T demonstrated direct and positive influence on the CBC, pointing out that the internal motivations of individuals are important drivers for behavior changes in favor of sustainability. This study presents important theoretical contributions, such as the realization of an investigation that correlates constructs that had not been previously presented together in the research on sustainable consumption, specifically ccc, PCE, GSI and T, the presentation of the indirect role of PCE on the intentions of sustainable consumption, which confirms previous studies , and also contributes to the advances in the research of the relationship between sustainability and consumption by confirming the role of CBC, GSI and T in relation to food consumption for the environment. Additionally, the study showed that when it comes to sustainable gastronomy, individuals anchor their confidence in the relationships established with local institutions, valuing ties and demonstrating positive belief in local market practices. Managerially, the findings aim to help local institutions to direct their sustainable practices, not only as a philosophy and structural basis of their activities, but as a tool capable of boosting sustainable consumption and helping individuals to assert themselves and express their behavior as citizens.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado – Gestão, Inovação e Consumo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jonas Alves Cavalcanti.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons