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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46443

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro-
dc.contributor.authorARAÚJO, Laila Farias de-
dc.date.accessioned2022-09-15T15:26:20Z-
dc.date.available2022-09-15T15:26:20Z-
dc.date.issued2021-11-19-
dc.identifier.citationARAÚJO, Laila Farias de. Entre o dito e o vivido: (auto)formação e atuação da advogada Mércia de Albuquerque Ferreira (1934-2003). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46443-
dc.description.abstractEsta dissertação é fruto de uma pesquisa documental que teve como temática a trajetória formativa de Mércia de Albuquerque Ferreira (1934-2003) que perpassou por regimes políticos autoritários. Considerou-se de maneira mais direta o regime civil militar (1964- 1978) e a atuação da personagem enquanto advogada de presos/as políticos/as. As questões que envolveram a problemática da pesquisa estão atreladas às minhas inquietações sobre a história das mulheres e às características profissionais de Mércia de Albuquerque e foram assim postas: Como ser mulher, profissional e ter atuação destacada em regime político autoritário? Quais foram os elementos que ela teve que arregimentar para ter destaque na carreira e para conseguir aquilo que ela almejou? Quais características a forjaram? A hipótese de trabalho associa o fato de que houve uma abertura social, educacional e também política para que ela fosse formada, mas que a atuação, escolhas e credibilidade em seu meio é fruto de características pessoais e autoformativas. Para o estudo foi tomado como objeto de análise a trajetória (auto)formativa de Mércia de Albuquerque tendo por objetivo geral da pesquisa compreender a trajetória (auto)formativa e o processo de atuação profissional como advogada na promoção dos direitos humanos.Para tanto, foram objetivos específicos: interpretar a (auto)narrativa da mulher no processo histórico, na educação e na política; mapear a trajetória formativa de Mércia de Albuquerque e analisar sua atuação profissional no campo do Direito e da política no regime civil militar. O referencial teórico esteve embasado em Michelle Perrot (2020) e Georges Duby (1987; 1993) que contribuem para a abordagem e tessitura da história das mulheres e François Dosse (2015) que auxiliou na ótica dos estudos biográficos e seus aspectos sociais. A metodologia associou a pesquisa bibliográfica, documental e a metodologia da História Oral e por meio de fontes como documentos escolares; reforma educacional; egodocumentos, como fotos, cartas, discursos, bilhetes e entrevistas com contemporâneos foi possível verificar o percurso formativo da advogada (educação familiar e educação escolar institucionalizada) com os aprendizados advindos da sua rede de relacionamentos e das suas próprias experiências de trabalho no campo dos direitos humanos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectMércia Albuquerque – presos políticospt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectBrasil – regime civil militarpt_BR
dc.titleEntre o dito e o vivido : (auto)formação e atuação da advogada Mércia de Albuquerque Ferreira (1934-2003)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1210392988568088pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6749653436674174pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis Master’s thesis results from a bibliographic and documentary research that aimed to present the personal, educational, and professional trajectory of Mercia Albuquerque Ferreira (1934–2003), which took place in the context of authoritarian political regimes in Brazil. The study specifically covered the military rule that lasted from 1964 to 1985, examining Ferreira’s role as a lawyer for political prisoners. Given my interest in the history of women and Ferreira’sprofessional characteristics, the following questions guided this scientific research: how does a woman become aprofessional and play an outstanding role in an authoritarian regime? Which elements did Ferreira have to leverage to stand out in her career and achieve her goals? What features shaped Ferreira? I hypothesize that a social, educational, and political opening allowed Ferreira to grow and gain credibility in her environment, but that her choices and credibility also resulted from her personal, (self)formative traits. My object of study is Ferreira’s trajectory, and my general objective is to understand her professional development in advocating for human rights. Specific objectives included interpreting women’s (self)narrative in history, education, and politics, mapping Ferreira’s trajectory, and analyzing her professional practice in the field of law and politics under military rule. My theoretical framework builds on Michelle Perrot (2020) and Georges Duby (1987 and 1993), who helped define the approach to women’s history, and François Dosse (2015), who addressed biographical studies and their social aspects. The study linked bibliographic and documentary research to the methodology of oral history, using school documents, educational reform documents, and ego-documents such as photographs, letters, speeches, and notes. The study also interviewed Ferreira’s contemporaries to understand her trajectory, which combined her upbringing and formal schooling with life lessons from her social network and her work experience in human rights.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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