Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46438
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEIRA, Leonardo Herszon | - |
dc.contributor.author | SILVA, Alex Gustavo Amorim Gonçalves da | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-15T14:23:50Z | - |
dc.date.available | 2022-09-15T14:23:50Z | - |
dc.date.issued | 2016-07-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Alex Gustavo Amorim Gonçalves da. Análise de alternativas para a otimização do transporte público na Avenida Recife. 2016. 49 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46438 | - |
dc.description.abstract | Milhares de recifenses desperdiçam horas no trânsito em congestionamentos. A cada ano mais veículos destinados ao transporte individual são acrescentados às vias da capital pernambucana. A ausência de políticas que priorizem o transporte público, somada com o aumento acelerado na frota de automóveis e motocicletas, sobrecarregam a infraestrutura viária, resultam em congestionamentos cada vez mais constantes e com maior duração. Os veículos retidos nos congestionamentos resultam em um maior consumo de combustível, que afeta o consumidor monetariamente e aumenta a emissão de gases poluentes. A redução da velocidade operacional dos ônibus devido aos congestionamentos e veículos deficitários utilizados no transporte público faz o passageiro optar cada vez mais pelo automóvel, acrescentando mais veículos na via e reduzindo o capital faturado nos sistemas de transporte que por sua vez terá menos recurso para investir. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo apresentar alternativas viáveis para a resolução do problema de mobilidade urbana da Avenida Recife. Será analisada as alternativas do uso do Bus Rapid Transit – BRT e Veículo Leve sobre Trilhos – VLT, visando a melhor proposta técnica, econômica e ambiental para suprir a demanda pública por mobilidade urbana. | pt_BR |
dc.format.extent | 49p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Transporte público prioritário | pt_BR |
dc.subject | Infraestrutura | pt_BR |
dc.title | Análise de alternativas para a otimização do transporte público na Avenida Recife | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4705803911809856 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9191737269930161 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Thousands of Recife waste hours in traffic jams in each year more individual transport for the vehicles are added to the roads of the capital of Pernambuco. The absence of policies that prioritize public transport, coupled with the rapid increase in car and motorcycle fleet, overwhelm the road infrastructure, resulting in congestion increasingly constant and lasting longer. Vehicles stranded in traffic jams, resulting in increased fuel consumption, which affects consumer inflation and increases greenhouse gas emissions. The reduction of printed speed by bus due to congestion and loss-making vehicles used for public transportation, makes the passenger opt increasingly by car, adding more vehicles on the road and reducing the billed capital in transport systems which in turn will have less appeal to invest. This work aims to present viable alternatives to solve the problem of urban mobility Recife Avenue, Consideration will be given the alternative of using the Bus Rapid Transit-BRT and Light Rail, for better technical, economic and environmental proposal to meet the public demand for urban mobility. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALEX GUSTAVO AMORIM GONÇALVES DA SILVA - ANÁLISE DE ALTERNATIVAS PARA O OTIMIZAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO NA AVENIDA RECIFE.pdf | 7,98 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons