Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46413

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEIRA, Leonardo Herszon-
dc.contributor.authorARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira-
dc.date.accessioned2022-09-14T16:23:50Z-
dc.date.available2022-09-14T16:23:50Z-
dc.date.issued2022-07-15-
dc.identifier.citationARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira. Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46413-
dc.description.abstractToda pessoa tem o direito equânime de acesso às oportunidades. Para isto, os municípios precisam ofertar serviços que garantam esse direito. Nesse contexto, o transporte público tem papel social importante por ser instrumento para atender às necessidades de deslocamento de todos. Porém, o planejamento dos transportes, em especial do sistema de transporte público urbano, não tem incluído a avaliação dessa questão social. Nesse sentido, o avanço da equidade no planejamento dos sistemas de transporte público é necessário para o desenvolvimento sustentável das cidades, principalmente em países emergentes. A proposta desta tese de doutorado é avaliar a equidade do transporte público pela relação da oferta e da demanda, fazendo uso de medidas de acesso ao sistema e frequência de atendimento. O intuito é diagnosticar espacialmente os níveis de atendimento desse modo e estimar a demanda potencial que está sendo excluída pela falta de acesso ao sistema. Os dados operacionais do sistema de transporte público e do Sistema de Bilhetagem Eletrônica foram combinados com dados socioeconômicos para análise espacial da oferta e proposição de melhorias no sistema. O acesso da população ao sistema foi avaliado pela estratificação da renda em quartis e pela divisão por gênero (feminino e masculino) no intuito de avaliar as diferenças de oferta do transporte público para as camadas sociais ou gêneros. A metodologia proposta foi aplicada à região atendida pelo sistema de transporte público do município de Jaraguá do Sul – SC. Os resultados apontam um potencial de inclusão do procedimento proposto no planejamento dos sistemas de transporte público, incorporando o caráter social pela busca da distribuição equitativa de acesso à toda população. Além disso, a demanda potencial foi estimada pela análise espacial da relação oferta e demanda, identificando as áreas que necessitam de melhoria no sistema para aumentar a demanda por transporte público.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectOferta de transporte públicopt_BR
dc.subjectDemanda potencialpt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.subjectEquidadept_BR
dc.titleAnálise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demandapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coOLIVEIRA, Leise Kelli de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1452987311903786pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9191737269930161pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxEverybody has an equal right to access to opportunities. To this regard, municipal authorities need to offer services that guarantee this right. Within this context, public transport has an important social role as it is an instrument to satisfy the transport necessities of everyone. However, transport planning, and in particular, the urban public transport system, has not been including the evaluation of this social topic. In this way, the progression of fairness in the planning of public transport systems is necessary for the sustainable development of cities, and particularly in emerging countries. The proposal of this doctorate thesis is to evaluate the fairness of public transport by way of the relationship between demand and supply, making use of system access measures and the frequency of customer service. The idea is to spatially diagnose the levels of customer service of this mode of transport and estimate the potential demand that is being excluded due to the lack of access to this system. The operational data of the public transport system and the data from the Electronic Billing System were joined together with socio-economic data to undertake a spatial analysis of the supply and propose improvements to the system. The population’s access to the system was evaluated through the stratification of income into quartiles and through division according to gender (male and female) in order to evaluate the differences in the public transport offering according to social classes or gender. The proposed methodology was applied to the region attended to by the public transport system of the Jaraguá do Sul municipality in the Brazilian State of Santa Catarina. The results point towards the potential to include the procedure proposed in the planning of public transport systems, to encompass the social nature of things through the search for the fair distribution of access for the whole population. In addition, the potential demand was estimated through the spatial analysis of the supply and demand, identifying the areas that need system improvements to increase demand for public transportpt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5700316938245061pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Ligia Rabay Mangueira Araújo.pdf2,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons