Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46317

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMATOS, Junot Cornélio-
dc.contributor.authorXAVIER, Victor Fabiam Gomes-
dc.date.accessioned2022-09-12T11:45:57Z-
dc.date.available2022-09-12T11:45:57Z-
dc.date.issued2022-07-15-
dc.identifier.citationXAVIER, Victor Fabiam Gomes. Experiência e ensino de Filosofia à luz de Gabriel Marcel. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46317-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar a experiência e ensino de filosofia à luz de Gabriel Marcel como solução para as diversas crises existenciais que vigoram. Crises essas que afetam a totalidade do ser humano: a existência, a família, a educação, a moral, a metafísica. Apresenta-se Marcel, sabendo, pois, o quanto este filósofo francês do século XIX-XX, tem uma voz necessária para esses problemas da atualidade. Marcel coloca a filosofia como sendo uma mediação na formação do ser humano, com a missão de combater os fanatismos que insistem em existir, fruto da perspectiva de massa que tem levado muitas pessoas a perderem a noção de individualidade e de singularidade. Fanatismos esses que podem ser encontrados de várias formas: com a redução do mistério ao problema que tem levado o homem a angústia por não ver esperança; com a supervalorização do ter sobre o ser que insere o ser humano na busca pela felicidade no consumismo, e com a força do espírito de curiosidade frente ao espírito de inquietude que tem paralisado as pessoas, não suscitando nelas uma vida superior. Essas e tantas outras realidades fizeram o pensador francês, Gabriel Marcel, mergulhar seus estudos sobre a realidade humana, criticando o espírito de abstração, que é uma das grandes doenças da inteligência, insistindo na necessidade da encarnação. No seu tempo e ainda hoje o ser precisa tornar-se quem ele é, não aceitando ser imitação de outros seres, pois o acesso à abstração é muito facilitado, mas ao concreto exige um esforço gigante. No entanto, essa conquista do concreto não pode ser resolvida em um instante, num piscar de olhos, não pode ser uma mágica. Marcel propõe, então, uma filosofia da existência que, em meio a degradação da educação que se vive na atualidade, pode ajudar o homem a encontrar o seu lugar. O professor de filosofia, nesse sentido, tem a missão de criar uma filosofia da existência que possa dar sentido humano a si e às relações existentes, inspirar e despertar o educando a poder escolher o caminho da sua realização, formando sua dignidade e autenticidade pessoal.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectEnsino de filosofiapt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.titleExperiência e ensino de Filosofia à luz de Gabriel Marcelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6914133288553718pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4627841295680114pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this paper is to present the experience and teaching of philosophy within the scope of Gabriel Marcel as a solution for the several ongoing existential crises. Such crises affect the totality of the human being: its existence, family, education, morality and metaphysics. Therefore, Marcel, a French philosopher from the XIX-XX century, is presented as a well-known and necessary voice for current issues. Marcel sets philosophy as the mediator in human formation. He establishes its mission of opposing the enduring fanaticism, which is a fruit of the mass perspective leading people to lose their sense of individuality and singularity. This fanaticism can be found in various forms: as the reduction of the mystery to the problem that has led mankind to hopelessness and then anguish; as the overestimation of having rather than being, which makes human beings seek happiness in consumerism; and as the strengthening of the spirit of curiosity opposed to the spirit of uneasiness, which has paralyzed people and prevented them from aspiring a superior life. Realizations like those and many others pushed the French thinker, Gabriel Marcel, into deep studies on human reality, and then criticisms about the spirit of abstraction. Such spirit is considered one of the great sicknesses of intelligence, so he insisted in the necessity of incarnation. Back at his time, and still today, the being needs to become who they are, and to not accept to become an imitation of other beings, for the access to the abstraction is quite facilitated, but it demands incredible effort to the concrete. However, the conquest of the concrete cannot be resolved in an instant, in the blink of an eye. It cannot be magical. Marcel then proposes a philosophy of existence, which may help men find their place amidst the degradation of education we currently live in. Thus, philosophy teachers have the mission to research and develop a philosophy of existence that gives human meaning to itself and to existing relations. Also, it should awaken and inspire pupils so that they are able to choose the path to self-realization and shape their personal dignity and authenticity.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Victor Fabiam Gomes Xavier.pdf561,19 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons