Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46256

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Anco Márcio Tenório-
dc.contributor.authorFERREIRA FILHO, Marcos Dantas-
dc.date.accessioned2022-09-08T15:07:48Z-
dc.date.available2022-09-08T15:07:48Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.citationFERREIRA FILHO, Marcos Dantas. Dédalo a disciplinar: a estrutura de Avalovara como provocação ao romance moderno. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46256-
dc.description.abstractAvalovara, romance de Osman Lins publicado em 1973, possui uma estruturação que chama a atenção do leitor desde os momentos iniciais. É a análise dessa estrutura o coração do presente trabalho. Mais do que analisar as suas engrenagens, pretendemos observar as suas implicações em relação ao romance enquanto gênero literário. Partindo do pressuposto de que a autorreferencialidade e a autoconsciência de Avalovara tornam-lhe uma obra atenta à sua própria natureza, pretendemos utilizar de sua estrutura para refletir sobre as possibilidades e impossibilidades do romance moderno. Para sedimentar as bases da discussão acerca do gênero, utilizamos notadamente Georg Lukács, Ian Watt, Mikhail Bakhtin e Anatol Rosenfeld. Após esse breve embasamento macroscópico, analisamos a transformação por que passou o romance no século XX, conferindo especial atenção ao caráter experimental e disruptivo que marcam o período – o que, acreditamos, permitiu o surgimento de um romance como o de Osman Lins. Em seguida, considerando o fato de que Avalovara parte da restrição de sua própria liberdade para exercê-la, refletimos sobre a natureza provocativa de tal atitude, na medida em que esta reverbera interna e externamente em relação ao próprio texto. Para tanto, estabelecemos paralelos entre a obra de Osman Lins, o Nouveau Roman e o grupo francês Oulipo. O último, em especial, nos fornece o conceito de contrainte, fundamental para as inquirições subsequentes. Então, a partir da análise detida dos dois núcleos da narrativa que tratam de sua própria fatura, tecemos algumas observações acerca do método rigoroso do romancista e suas implicações em relação ao universo romanesco. Por fim, observamos como os mecanismos de constrangimento da liberdade na criação do autor e outros aspectos da obra em questão (a representação da realidade, a autorreferencialidade e a relação entre homem e cosmos) realizam uma provocação ao romance moderno enquanto gênero e estrutura literária.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria da Literaturapt_BR
dc.subjectAvalovarapt_BR
dc.subjectOsman Linspt_BR
dc.subjectTeoria do Romancept_BR
dc.subjectRomance Modernopt_BR
dc.titleDédalo a disciplinar : a estrutura de Avalovara como provocação ao romance modernopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0531161800913596pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7057435020772106pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxAvalovara, a novel written by Osman Lins and published in 1973, has a structuring that draws the reader's attention from the beginning of the book. The analysis of its structure is the center of this work. More than just analyzing it, we aim to observe its aftereffects on the literary genre that is the novel. Assuming that Avalovara's self-referenciality and self-consciousness make it a work attentive to its own nature, we intend to use the book’s structure as a tool to reflect on the possibilities and impossibilities of the modern novel. To settle the basis of the debate about the genre, we notably turn to Georg Lukács, Ian Watt, Mikhail Bakhtin, and Anatol Rosenfeld. After this succinct macroscopic foundation, we analyzed the transformation of the novel in the 20th century, paying special attention to the experimental and disruptive element that marks the period – element that, we believe, allowed the emergence of a novel such as Avalovara. Then, considering the fact that Avalovara uses the restriction of its own creative freedom to exercise this very same trait, we reflected on the challenging nature of this attitude – pointing out the repercussions of this behavior inside and outside of the mentioned novel. To accomplish this goal, we drew parallels between Osman's work, the Nouveau Roman, and the French group Oulipo. The last one,specifically, gives us the concept of contrainte, fundamental to subsequent inquiries. From the careful analysis of the two narrative cores that deal with the crafting of the book, we made some observations about the rigorous author’s method and its implications on the novel universe. Lastly, we observed how the mechanisms of freedom constraint and other aspects of Avalovara (such as the representation of reality, the self-referenciality, and the relation between subject and cosmos) challenge the modern novel, as a genre and literary structure.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcos Dantas Ferreira Filho.pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons