Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46241

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVAZ, Paulo Henrique Pereira de Menezes-
dc.contributor.authorMARINHO, Rubens Chaves de Carvalho-
dc.date.accessioned2022-09-08T12:46:27Z-
dc.date.available2022-09-08T12:46:27Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.citationMARINHO, Rubens Chaves de Carvalho. Do politicians with business backgrounds influence local business environment? evidence from brazilian municipalities. 2020. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46241-
dc.description.abstractRecently, businesspeople have been succesfull in elections around the world. Although part of their speech and racing campaigns are related to pro-business policies, little is known about the impact of their elections on the business environment. This work investigates the impacts of electing candidates with business experience on the number of companies and employees, and in wages and workforce characteristics, in Brazilian municipalities. Close electoral races were explored using a regression discontinuity (RD) design. The results obtained indicate that there is no effect on the aggregate number of companies and formal employees, but there are heterogeneous effects by sizes of both companies and municipalities and also by sectors of activity. Regarding the workforce characteristics, there is an increase of 5-7 % in wages, driven by the industry and services sectors, and a small improvement in the educational level of workers in services and agriculture. These results, however, are not significant when separating municipalities by size.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEleiçõespt_BR
dc.subjectAmbiente de trabalhopt_BR
dc.subjectForça de trabalhopt_BR
dc.titleDo politicians with business backgrounds influence local business environment? evidence from brazilian municipalitiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7428648781858574pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5923453749023736pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxRecentemente empresários têm tido sucesso em eleições ao redor do mundo. Apesar de parte de seus discursos e campanhas serem relacionados a políticas pro-business, pouco se sabe se a respeito do impacto de suas eleições para o ambiente de negócios. Este trabalho investiga o efeito da eleição de candidatos com experiência profissional em negócios no número de empresas e empregados, e em salários e características da força de trabalho, em cidades brasileiras. Foram exploradas as disputas eleitorais acirradas utilizando um desenho de regressão descontínua (RD). Os resultados obtidos indicam que não há efeito sobre o número agregado de empresas e empregados formais, porém há heterogeneidades no tamanho de empresas e municípios e também nos setores de atividade. Com relação às características da força de trabalho, há um aumento de 5-7% nos salários, puxado pelos setores de indústria e serviços, e uma pequena melhora no nível educacional dos trabalhadores em serviços e agropecuária. Esses resultados porém não são significantes quando separados por tamanho de municípios.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rubens Chaves de Carvalho Marinho.pdf2,91 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons