Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46211
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz | - |
dc.contributor.author | ALVES, José Maxsuel Lourenço | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T14:26:13Z | - |
dc.date.available | 2022-09-06T14:26:13Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-28 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, José Maxsuel Lourenço. Gincanas, cartilhas e memórias: a fabricação da cultura popular no Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral na Paraíba (1970-1985). Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46211 | - |
dc.description.abstract | Esta tese estuda as apropriações da cultura popular realizadas pelo Movimento Brasileiro de Alfabetização, em sua estratégia de produção da adesão, do consenso, consentimento e legitimidade da ditadura militar, com decisivo apoio civil, na Paraíba. Para isso, esta pesquisa realiza o gesto diacrônico de estudar o Mobral na constelação de forças que teceram o seu fazer- se, sua invenção, seus deslocamentos e estratégias de manutenção e sobrevivência. Criado no intuito de alfabetizar adultos, dentro da lógica governamental do “milagre brasileiro” e da integração nacional, o Mobral emerge em um conjunto amplo de iniciativas que, num duplo jogo, articula o pobre através do oferecimento de um aspecto central da cidadania – a alfabetização- e o engaja no projeto civilizatório da ditadura. O objetivo deste trabalho é compreender como esta instituição tornou-se possível, bem como as relações que foram estabelecidas por ele, na elaboração de uma rede de relações que procurava unir as pessoas de todo o país ao Mobral Central, criando um conjunto de práticas que visava o engajamento constante da população. Entre tais práticas destacaram-se aquelas que, ao longo do século XX, foram classificadas como cultura popular e folclore, e foram amalgamadas com dispositivos da cultura letrada como programas de rádio e livros pelo programa Mobral Cultural. Na construção desta tese utilizo como metodologia a análise do discurso governamental e de várias instituições e, como fontes: periódicos, revistas, correspondências de professoras ao Mobral Central e de ouvintes ao programa radiofônico Domingo Mobral, relatórios, leis, diários do Congresso Nacional e relatos orais de memória. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Paraíba - História | pt_BR |
dc.subject | MOBRAL | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização de adultos | pt_BR |
dc.subject | Cultura popular | pt_BR |
dc.title | Gincanas, cartilhas e memórias : a fabricação da cultura popular no Movimento Brasileiro de Alfabetização – Mobral na Paraíba (1970-1985) | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4661420409854623 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7228539080595678 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis studies the appropriations of popular culture carried out by the Brazilian literacy Movement in strategies of producing adherence, consensus, consent, and legitimacy for the civil-military dictatorship in Paraíba. In this regard, this research performs the diachronic gesture of studying Mobral in the constellation of forces that wove its making, its invention, its displacements and strategies of maintenance and survival. Created with the intention of teaching adult literacy, within the governmental idea of "Brazilian miracle" and national integration. Mobral emerges within a broad set of initiatives that, playing a double game, articulates the poor through offering a central aspect of citizenship – literacy- and engaging them in the civilizing project of the dictatorship. The purpose of this essay is to understand how this institution became possible, as well as the relationships established by it, in the elaboration of a network of relationships that sought to unite people from all over the country to the central Mobral, creating a set of practices that aimed at the constant engagement of the population. Among these practices stands out those that, throughout the 20th century, were classified as popular culture and folklore, and were amalgamated with literate culture devices such as radio programs and books by the cultural Mobral program. Building this thesis, I use as a methodology the analysis of governmental discourse and several other institutions. As sources: periodicals, magazines, correspondence from teachers to the central Mobral and from listeners to the radio program Domingo Mobral, reports, laws, journals of the National Congress and reports memory oral. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - História |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE José Maxsuel Lourenço Alves.pdf | 4,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons