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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46171
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | BORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa | - |
dc.contributor.author | SANTANA, Michaelle Renata Moraes de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-05T14:45:15Z | - |
dc.date.available | 2022-09-05T14:45:15Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Michaelle Renata Moraes de. Produções e usos de livros didáticos no ensino de probabilidade nos anos iniciais. 2020. Tese (Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46171 | - |
dc.description.abstract | A Probabilidade tem assumido destaque nas propostas curriculares para o ensino de Matemática. Levando em consideração o que os currículos prescritos para os anos iniciais de escolarização apontam para a importância do estudo de conceitos probabilísticos, ressalta-se a necessidade de compreender como esse conteúdo tem sido apresentado em materiais didáticos, particularmente os livros didáticos (LD). Sendo assim, baseando-se nos pressupostos teóricos da Teoria do Currículo, do uso de materiais curriculares por professores, bem como a compreensão da probabilidade, o presente estudo teve como objetivo analisar produções e usos de LD no ensino de Probabilidade. A pesquisa foi dividida em quatro etapas, na primeira foram examinadas as orientações nos currículos prescritos, na qual observou-se que o documento curricular orientador mais atual (BNCC) aponta um direcionamento no ensino que segue demandas cognitivas da probabilidade. Na Etapa 2 foram analisadas duas coleções de livros didáticos, identificando tarefas de probabilidade apresentadas a partir dos livros do 3o ano, das quais 55,9% envolviam o espaço amostral, 42,6% a avaliação de probabilidades e 1,5% a aleatoriedade. Identificou-se, ainda, que 50% das tarefas envolveu a determinação de probabilidades em experiências simples e 50% em experiências compostas; 77,5% dos contextos são de jogos de sorte e azar; havendo predomínio da atividade matemática aplicar, sendo dessa natureza 56,6% das tarefas na coleção A e 56,3% na coleção B; e houve o predomínio do suporte imagem nas duas coleções. Na segunda etapa ainda, dois editores de LD, ao responderem um questionário, apontaram que a Probabilidade deve ser explorada desde os anos iniciais, levando em consideração as orientações dos currículos prescritos. Na Etapa 3 foram entrevistadas quatro professoras que afirmaram alinhar o que o LD apresenta com o currículo prescrito e evidenciaram um conhecimento não muito claro de como as demandas cognitivas da probabilidade estavam apresentadas nos LD. Na Etapa 4 foram observadas quatro aulas, uma de cada professora participante, verificando a utilização do LD no ensino de Probabilidade. Percebeu-se que as professoras P1 e P2 apresentaram mais momentos de reprodução do que é proposto pelo LD e P3 e P4 demonstraram um pouco mais de autonomia, realizando adequações, assim como criações ao proporem atividades diferentes do apresentado no LD. Desse modo, a interpretação do que foi apresentado nos livros nem sempre estava suficientemente apreendida pelas professoras. Conclui-se que parece haver uma mais forte articulação entre o que é prescrito em documentos oficiais e o que é apresentado em LD, do que entre o apresentado nos livros e o que professores planejam e o que colocam em ação em suas salas de aula. Destaca-se também a importância da probabilidade e a necessidade que nas distintas instâncias curriculares se contemple as diferentes demandas cognitivas, as variadas experiências probabilísticas e tarefas em diferentes contextos, com o auxílio de suportes diversos. Acredita-se, assim, que formações continuadas para professores podem permitir avanços no conhecimento docente em relação aos conceitos probabilísticos para que as práticas possam ir além do que é apresentado nos LD e se consiga implementar as indicações dos currículos prescritos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem - probabilidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem- currículos | pt_BR |
dc.subject | Educação – anos iniciais | pt_BR |
dc.title | Produções e usos de livros didáticos no ensino de probabilidade nos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8895570775162297 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6244946561746497 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | Probability has assumed a prominent place in curriculum proposals for the teaching of Mathematics, at all levels of education. Considering that the curricula prescribed for the initial years of schooling shows the importance of studying probabilistic concepts, the need to understand how this content has been presented in didactic materials, particularly textbooks. Thus based on the theoretical assumptions of Theory of Curriculum, the use of curriculum materials by teachers and, as well on the understanding of probability, the present study of the Ph.D. study aimed to analyze productions and uses of textbooks in the teaching of Probability. The research was divided into four stages, in the first stage, the guidelines regarding Probability in the prescribed curricula were examined, in which it was observed that the most current guiding curriculum document (Brazilian Common Core Curriculum – BNCC) points to a direction in teaching that follows the cognitive demands of probability. In Step 2, two textbook collections were analyzed, identifying probability tasks presented from the 3rd grade textbooks onwards, of which 55.9% involved the sample space, 42.6% contemplated probability assessment and 1.5% randomness. It was also identified that 50% of the tasks involved determining probabilities in simple experiments and 50% in compound experiments; 77.5% of contexts are games of chance; with a predominance of the mathematical activity application, with this nature being 56.6% of the tasks in collection A and 56.3% in collection B; and there was a predominance of image support in both collections. In the second stage, still, two textbook publishers, when answering a questionnaire, pointed out that Probability should be explored from the early years of schooling, taking into account the guidelines present in the prescribed curricula. In Step 3, four teachers were interviewed who claimed to align what the textbook presents with the prescribed curriculum and showed an unclear knowledge of how the cognitive demands of probability were presented in the textbook. In Step 4, four classes were observed, one from each of the participating teachers, verifying ways of using the textbook in the teaching of Probability. It was noticed that teachers T1 and T2 showed more reproduction moments of what is proposed by the textbook and T3 and T4 demonstrated a little more autonomy concerning the use of the material, making adjustments — hence meeting the needs of students—, as well as using creativity when proposing activities different from that presented in the textbook. Accordingly, the interpretation of what was presented in the books was not always sufficiently grasped by the teachers. It is concluded that there seems to be a stronger articulation between what is prescribed in official documents and what is presented in textbook, than the articulation between what is presented in books and what teachers shape/plan and what they put into action in their classrooms. This highlights the importance of probability and the need for different cognitive demands, different probabilistic experiences and tasks in different contexts, with the help of different supports, in the different curricular phases. It is believed, therefore, that continuing training for teachers can allow advances in teaching knowledge about the concepts of probability so that practices can go beyond what is presented in textbooks and they can be able to implement the recommendation of the prescribed curricula. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/5068777580366565 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica |
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