Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46144
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RODRIGUES, Siane Góis Cavalcanti | - |
dc.contributor.author | MOURA, Fábio José de Abreu | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-02T14:51:23Z | - |
dc.date.available | 2022-09-02T14:51:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-11 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Fábio José de Abreu. Os efeitos da consciência fonológica no nível silábico em aulas remotas de inglês no ensino fundamental: um estudo de caso numa escola do interior de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46144 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa busca analisar a eficiência do ensino explícito dos padrões sonoros da língua inglesa viabilizada unicamente por meio virtual, no ensino remoto. Em específico, no que concerne o desenvolvimento do nível silábico de consciência fonológica na redução do fenômeno da paragoge realizada como estratégia de adaptação silábica pelos falantes do português brasileiro (PB). Através dos dados recolhidos, perscrutamos as eventuais dificuldades dos alunos do oitavo ano do ensino fundamental de uma escola do interior de Pernambuco, submetidos às metodologias de ensino remoto emergencial, durante o processo de ensino/aprendizagem dos padrões silábicos da língua inglesa (LI) desenvolvido para este trabalho. Descrevemos ainda quais fatores possivelmente influenciam no sucesso, ou insucesso, das aulas de pronúncia em contexto remoto. Para isso, tomamos como apoio teórico os trabalhos de Alves (2012) e Aquino (2009) para tratar da teoria da consciência fonológica do PB e de língua adicional; os trabalhos de Fragozo (2017), Eckman (2008) e Blank e Zimmer (2009) para discutir os fenômenos da transferência fonológica e da marcação; Cristófaro-Silva (2015), Câmara Jr. (1992), Masip (2014), Seara, Nunes e Volcão (2011) e Yavas (2011) para descrever o inventário fonológico das línguas de interesse desta pesquisa (o português brasileiro e o inglês americano) e também para o detalhamento de seus padrões estruturais silábicos; por fim, para tecer sobre o significado e desafios do ensino Remoto, pautamo-nos em Rodrigues (2020), Coscarelli, (2020), Junqueira (2020) e Rojo (2020). A coleta de dados foi realizada através de dois questionários e dois testes de pronúncia. O primeiro questionário recolheu informações pessoais dos voluntários da pesquisa. O primeiro teste de pronúncia testou o conhecimento dos padrões silábicos da LI dos participantes através da oralização de dez sentenças diferentes, que foram devidamente gravadas e observadas no software PRAAT. O pós-teste investigou a aprendizagem dos padrões silábicos da LI dos voluntários após um programa de intervenção aplicado nos encontros online do professor pesquisador. Os participantes oralizaram novamente as dez sentenças após a intervenção. Já o segundo questionário visou à coleta de informações acerca da metodologia do programa de intervenção aplicado, tornando-se importante como forma de sugestão e reflexão de adequações da modalidade de ensino remota para o ensino de pronúncia de LI. No que tange a análise dos dados, os procedimentos realizados foram de ordem comparativa, com o confrontamento dos testes orais em formato de espectrograma e interpretativa, através da apreciação das respostas dos questionários. Os resultados demonstram que o ensino remoto pode ser eficiente a depender da metodologia aplicada. Fatores que instiguem e estimulem os aprendizes são essenciais para o sucesso do estudo remoto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Linguística | pt_BR |
dc.subject | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Sílaba | pt_BR |
dc.title | Os efeitos da consciência fonológica no nível silábico em aulas remotas de inglês no ensino fundamental : um estudo de caso numa escola do interior de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5663204417840404 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3140964910953390 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present research aims to analyze the efficiency of the explicit teaching of the sound patterns of the English language made possible only by virtual gatherings, in remote teaching. Specifically, regarding the development of the syllabic level of phonological awareness in the reduction of the paragoge phenomenon performed as a syllabic adaptation strategy by Brazilian Portuguese (BP) speakers. Through the collected data, we scrutinized the possible difficulties of some eighth-grade students of the elementary level in a school in a small town in Pernambuco (state of Brazil), submitted to emergency remote teaching methodologies, during the teaching/learning process of syllabic patterns of the English language (EL) developed for this job. We also describe which factors possibly influence the success, or failure, of pronunciation classes in a remote context. For this, we took as theoretical support the works of Alves (2012) and Aquino (2009) to deal with the theory of phonological awareness of BP and additional language; the works of Fragozo (2017), Eckman (2008) and Blank and Zimmer (2009) to discuss the phenomena of phonological transfer and marking; Cristófaro-Silva (2015), Câmara Jr. (1992), Masip (2014), Seara, Nunes and Volcão (2011) and Yavas (2011) to describe the phonological inventory of the languages of interest to this research (Brazilian Portuguese and American English) and also for the detailing of its syllabic structural patterns; finally, to weave about the meaning and challenges of Remote teaching, we are guided by Rodrigues (2020), Coscarelli, (2020), Junqueira (2020) and Rojo (2020). Data collection was carried out through two questionnaires and two pronunciation tests. The first questionnaire collected personal information from the research volunteers. The first pronunciation test tested the participants' knowledge of the syllabic patterns of the EL through the oralization of ten different sentences, which were duly recorded and observed in the PRAAT software. The post-test investigated the learning of the syllabic patterns of the LI of the volunteers after an intervention program applied in the online meetings of the teacher-researcher. Participants re-oralized the ten sentences after the intervention. The second questionnaire aimed to collect information about the methodology of the intervention program applied, becoming important as a way of suggesting and reflecting on adaptations of the remote teaching modality for teaching LI pronunciation. Regarding the data analysis, the procedures performed were of a comparative order, with the confrontation of oral tests in spectrogram and interpretive format, through the appreciation of the answers to the questionnaires. The results demonstrate that remote teaching can be efficient depending on the methodology applied. Factors that instigate and stimulate learners are essential for the success of remote study. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Fábio José de Abreu Moura.pdf | 7,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons