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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46123

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Ramon de-
dc.contributor.authorMOURA, Marília Taya Amorim-
dc.date.accessioned2022-09-02T12:54:19Z-
dc.date.available2022-09-02T12:54:19Z-
dc.date.issued2022-04-28-
dc.identifier.citationMOURA, Marília Taya Amorim. Ensino do empreendedorismo: a formação do micro empreendedor individual do ensino médio de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46123-
dc.description.abstractAs profundas transformações ocorridas no final do século XX possibilitaram a globalização da economia, a reestruturação produtiva e a flexibilização dos direitos trabalhistas, situação que provocou um enorme índice de desemprego, que atinge especialmente a população jovem. Entre as várias propostas para solucionar o problema, encontra-se a formação para o empreendedorismo. Um ensino voltado a formar trabalhadores com características multifuncionais que estejam aptos a enfrentar as incertezas no âmbito do mercado de trabalho. Simultaneamente, traz a falsa sensação de que os jovens são os únicos responsáveis pelo sucesso de suas vidas profissionais. Essa pressuposição precisa ser questionada. Afinal, quais são os propósitos do ensino do empreendedorismo? Procurando responder a essa indagação, esta pesquisa traçou um panorama da inserção do ensino do empreendedorismo na Educação Básica até o Ensino Médio de Pernambuco, especialmente em Escolas de Referência (EREM) e em Escolas Técnicas Estaduais (ETE), por apresentarem um novo modelo de escola com metodologia de ensino trazida do mundo empresarial, jornada ampliada e adoção de critérios próprios para seleção de gestores, professores e alunos. Parte-se do pressuposto de que é preciso compreender a historicidade do empreendedorismo e seu vínculo com a educação, que no contexto socioeconômico atual tende a formar trabalhadores conforme à lógica do mercado, desvirtuando a educação do seu papel principal de formar sujeitos críticos e detentores de conhecimentos. Pesa ainda o fato de a chegada do Empreendedorismo no Ensino Médio de Pernambuco, ter sido acompanhada por alguns desdobramentos nas políticas governamentais do Estado, instrumentalizadas sob uma perspectiva gerencial por resultados, a qual articula todo o planejamento do sistema educacional como garantia de desenvolvimento econômico. Para tanto, utilizou-se uma abordagem de caráter descritivo-exploratória, para coletar e analisar os dados. Encontram-se entre os documentos analisados os que legitimam o discurso do empreendedorismo na educação básica e a inserção no Ensino Médio Integral de Pernambuco, a partir de produções cientificas, leis, regulamentos, registros, revistas, livros, arquivos escolares e outros. Em um segundo momento, foi admitido o método de entrevistas semiestruturadas com os professores responsáveis pelo componente curricular no Ensino Médio de Pernambuco, com o objetivo de articular um perfil profissional e acadêmico, as práticas pedagógicas do empreendedorismo desenvolvidas no espaço escolar, bem como a avaliação do ensino, segundo os docentes. Verificou-se que, embora se trate de um ensino que se conceitua como “referência”, cujo objetivo é a formação integral do estudante, a consolidação da disciplina vem sendo lenta e tornando precário o trabalho docente por apresentar várias dificuldades específicas, tais como: falta de formação pedagógica; ampliação da jornada de trabalho; desvalorização profissional; problemas de infraestrutura; e materiais deficitários, entre outras, que comprometem o desempenho dos estudantes e dos professores em sala de aula. Além do mais, foi possível constatar que a política de educação integral no estado empenha-se em dar seguimento às diretrizes empresariais na educação brasileira, transformando o funcionamento da escola pública nos moldes de uma empresa, enquanto ferramenta de aferição de qualidade, sob pena de sofrer sanções ou obter bonificações pelo desempenho alcançado.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEmpreendedorismo – ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectMicroempreendedores - formaçãopt_BR
dc.subjectEnsino médio - Pernambucopt_BR
dc.titleEnsino do empreendedorismo : a formação do micro empreendedor individual do ensino médio de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6699434063605344pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9016348910585182pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe deep transformations that happened at the end of the 20th century enabled the globalization of the economy, the restructuring of production, and the flexibilization of labor rights, a situation that resulted in an enormous rate of unemployment that primarily affects the youth population. Among the numerous proposals for solving that problem, there is training for entrepreneurship. It aims at instructing workers with multifunctional characteristics to be able to face uncertainties within the labor market. However, it brings the false sensation that young people are solely responsible for the success of their own professional lives, an assumption that needs to be questioned. After all, what are the purposes of teaching entrepreneurship? Seeking to answer this question, this research outlined an overview of the insertion of the teaching of entrepreneurship in Basic Education and High Schools in Pernambuco, especially in Reference Schools (EREM) and in State Technical Schools (ETE), since they present a new model of education with teaching methodology brought from the business world, as extended working hours and adoption of criteria for selecting principals, teachers, and students. It is assumed that it is necessary to understand the historicity of entrepreneurship and its link with education, which in the current socio-economic context tends to train individuals to become workers according to the logic of the market. By that, it distorts the main role of education, which is educating individuals to be critical thinkers and to hold knowledge. It also needs to be taken into consideration the fact that the adherence to entrepreneurship in Pernambuco's High School was accompanied by some developments in the State's government policies, instrumentalized under a managerial perspective for results, which articulates the entire planning of the educational system as a guarantee of economic development. Thus, a descriptive-exploratory approach was used to collect and analyze data. Among the documents analyzed are those that legitimize entrepreneurship discourse in basic education and its insertion in the full-time Integral High Schools of Pernambuco, which includes scientific productions, laws, regulations, records, magazines, books, school files, and others. Secondly, a method of semi-structured interviews with the teachers responsible for the curricular component in the High Schools of Pernambuco was admitted, with the objective of articulating a professional and academic profile, as well as understanding the pedagogical practices of entrepreneurship developed in the school space, and the evaluation of education according to the teachers’ point of view. It was found that, although the analyzed teaching is conceptualized as a "reference" that aims at the integral development of the students, the consolidation of the discipline has been slow, and has made the teaching work precarious because of several specific difficulties, such as lack of pedagogical training; extension of working hours; professional devaluation; infrastructure problems and deficient materials; among others, which compromise the performance of students and teachers in the classroom. In addition, it was possible to verify that the integral education policy in the state strives to adhere to business guidelines in Brazilian education, by transforming the functioning of the public school into the molds used in companies, as in the use of quality measurement tools, under penalty of suffering sanctions or obtaining bonuses for the performance achieved.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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