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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAOUTINHO, Roberto Quental-
dc.contributor.authorMORAIS, Bruno Diego de-
dc.date.accessioned2022-08-31T15:58:04Z-
dc.date.available2022-08-31T15:58:04Z-
dc.date.issued2022-02-22-
dc.identifier.citationMORAIS, Bruno Diego de. Análise da suscetibilidade à ocorrência de deslizamentos rasos através de modelo matemático em uma bacia hidrográfica na formação barreiras. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46088-
dc.description.abstractA Região Metropolitana do Recife (RMR) é bastante conhecida devido à frequente ocorrência de movimentos de massa em meses chuvosos, apresentando um vasto histórico de deslizamentos com vítimas fatais, não-fatais e destruição de imóveis ao longo dos anos. A área de estudo dessa dissertação compreende uma dessas regiões susceptíveis a deslizamentos da RMR e trata-se de uma bacia hidrográfica que abrange áreas dos munícios de Recife-PE e Jaboatão dos Guararapes-PE. Face à fragilidade desse local, os objetivos desta dissertação são: caracterizar geotecnicamente os solos da área de estudo; elaborar um registro dos deslizamentos; desenvolver mapas de suscetibilidade a deslizamentos utilizando o modelo TRIGRS; e analisar a precisão das análises realizadas por meio do método LR-class. Para isso, as análises de suscetibilidade foram divididas em dois cenários: Cenário A, considerando os parâmetros geotécnicos constantes para toda área; e Cenário B, considerando os parâmetros geotécnicos espacializados em uma área menor. Em cada cenário foram realizadas análises utilizando o modelo de infiltração saturada (SAT) e não saturada (NSAT). Além disso, para cada cenário também foi assumido três profundidade distintas do solo (zmax) para cálculo do fator de segurança e poropressão, iguais a 1, 2 e 3m. O perfil geotécnico determinado por meio da sondagem SPT se revelou predominantemente arenoso sendo coerentes com os perfis disponíveis na literatura. Os resultados dos ensaios de laboratório apresentaram valores dentro do intervalo esperados para os solos da área de estudo. As análises realizadas com o modelo TRIGRS mostraram que a área classificada como instável coincidiu com o relevo mais elevado e íngreme da área de estudo. O modelo de infiltração não saturada gerou resultados mais precisos de modo que quanto maior o zmax e a profundidade inicial do nível de água, maior foi o efeito da sucção na camada não saturada. Nas análises do Cenário B foi observado uma porcentagem de área instável 17% menor em relação ao Cenário A, devido a variação dos parâmetros geotécnicos e hidrológicos dentro da área de estudo. O método LR- class demostrou que o modelo apresentou resultados coerentes com a localização dos deslizamentos, indicando que as análises ANSAT3 (%LR FS≤1 =81,23%) e BNSAT2 (%LR% FS≤1 =78,47%) foram as mais precisas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectCaracterização geotécnicapt_BR
dc.subjectAnálise de suscetibilidadept_BR
dc.subjectModelo TRIGSpt_BR
dc.titleAnálise da suscetibilidade à ocorrência de deslizamentos rasos através de modelo matemático em uma bacia hidrográfica na formação barreiraspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0345705475024413pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3333925962323676pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxThe Recife Metropolitan Region (RMR) is well known due to the occurrence of mass movements during the rainy months and presents a vast history of landslides with fatal, non-fatal victims and destruction of properties over the years. The study area of this thesis is one of these regions susceptible to landslides in the RMR and it is a drainage basin that includes areas of the cities of Recife-PE and Jaboatão dos Guararapes-PE. Given the fragility of this site, the purpose of this thesis are: to geotechnically characterize the soils of the study area; create a record of landslides; develop landslide susceptibility maps using the TRIGRS model; and analyze the performance and precision of the analyzes performed using the LR-class method. For this, the susceptibility analyzes were divided into two scenarios: Scenario A, considering the constant geotechnical parameters for the entire area; and Scenario B, considering the geotechnical parameters spatialized in a smaller area. In each scenario, analyzes were performed using the saturated (SAT) and unsaturated (NSAT) infiltration model. In addition, for each scenario, three different soil depths (zmax) were also assumed to calculate the safety factor and pore pressure, equal to 1, 2, and 3m. The geotechnical profile determined through SPT sounding proved to be predominantly sandy, being consistent with the profiles available in the literature. The results of the laboratory tests presented values within the expected range for the soils of the study area. The analyzes carried out with the TRIGRS model showed that the area classified as unstable coincided with the highest and steepest relief in the study area. The unsaturated infiltration model generated more accurate results so that the greater the zmax and the initial depth of the water level, the greater the effect of suction on the unsaturated layer. In the analysis of Scenario B, a percentage of unstable area 17% lower was observed about Scenario A, due to the variation of geotechnical and hydrological parameters within the study area. The LR-class method showed that the model presented results consistent with the location of the landslides, indicating that the ANSAT3 (%LR FS≤1 =81.23%) and BNSAT2 (%LR FS≤1 =78.47%) analyzes were the most accurate.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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