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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46061
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | FERREIRA, Ermelinda Maria Araújo | - |
dc.contributor.author | SANTOS, José Eduardo Gonçalves dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-30T13:05:54Z | - |
dc.date.available | 2022-08-30T13:05:54Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-17 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, José Eduardo Gonçalves dos. Silêncio & negação na obra recente de Augusto de Campos. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46061 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa como que, por meio do silêncio e da negação, a obra recente de Augusto de Campos se inscreve enquanto campo escritural projetual. Ou seja, a partir da análise das duas obras recentes, Não e Outro (2003 e 2015, respectivamente), este estudo investiga os modos para a construção de uma poética inaugurada sob os signos do silêncio e da negação, observando, para isso, as recorrências lexicais e visuais que aludem à poesia menos, além da constituição de uma prática crítica e tradutora de poetas que trabalham em silêncios e em negativas. Compreende-se, então, essas duas obras recentes enquanto organizadoras de um projeto estético em abismo, isto é, um projeto em que se realiza voltas constantes aos seus modos de organização inicial para se afirmar, ainda que se negando, enquanto poética de invenção, no tencionar novos caminhos para a criação literária, por meio de elementos que aludem ao silêncio. As relações dessas obras recentes com a produção literária contemporânea é um ponto que aqui se estuda, como forma de se refletir acerca das conceitualizações que vem, do ponto de vista crítico, se constituindo no entorno da poesia de Augusto de Campos, tomando-a ora enquanto obra concreta, ora enquanto obra pós-concreta. Por fim, apresenta-se, os caminhos de dialogia entre a criação literária e as novas materialidades para a poesia, como forma de analisar os corpos poéticos presentes no ciberespaço, aqui nomeados de ciberpoemas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Não | pt_BR |
dc.subject | Outro | pt_BR |
dc.subject | Silêncio | pt_BR |
dc.subject | Negação | pt_BR |
dc.subject | Augusto de Campos | pt_BR |
dc.title | Silêncio & negação na obra recente de Augusto de Campos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1511771181218789 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3975152604166388 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper analyses how, through silence and negation, the recent work of Augusto de Campos is inscribed as a projectual scriptural field. That is, from the analysis of the two recent works, Não and Outro (2003 and 2015, respectively), this study investigates the ways to construct a poetics inaugurated under the signs of silence and negation, observing, for this, the lexical and visual recurrences that allude to poetry less, besides the constitution of a critical practice and translator of poets who work in silences and negatives. These two recent works are then understood as the organizers of an aesthetic project in abyss, that is, a project in which constant turns are made to their initial modes of organization in order to assert themselves, even though denying themselves, as poetics of invention, not to pursue new paths for literary creation, through elements that allude to silence. The relations of these recent works with the contemporary literary production is a point that is studied here, as a way of reflecting on the conceptualizations that comes, from the critical point of view, being constituted around the poetry of Augusto de Campos, taking it now as a concrete work, now as a post-concrete work. Finally, we present the paths of dialogue between literary creation and new materialities for poetry, as a way of analyzing the poetic bodies present in cyberspace, here called cyberpoems. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
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