Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46011

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, João Roberto Ratis Tenório da-
dc.contributor.authorDIAS, Christiane da Silva-
dc.date.accessioned2022-08-26T19:50:56Z-
dc.date.available2022-08-26T19:50:56Z-
dc.date.issued2018-07-25-
dc.date.submitted2022-08-25-
dc.identifier.citationDIAS, Christiane da Silva. Ensino de química para surdos: análise da produção acadêmica em periódicos de 2000 a 2018. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46011-
dc.description.abstractA presente pesquisa é uma revisão de literatura de trabalhos veiculados em periódicos sobre ensino de Química para surdos, de 2000 a 2018, a fim de traçar um panorama dos últimos estudos da área e suas tendências. Para isso, foi realizada uma pesquisa na plataforma Google Acadêmico por artigos que tratavam desse tema e, para a construção do corpus de dados, foram lidos os resumos e/ ou todo o artigo. Posteriormente, foi possível quantificar a produção por Qualis/ Periódicos e categorizá- los a partir de linhas de pesquisas atuais como CTS, TICs e experimentação. A partir da análise e resultado dos dados, foi percebido que ainda há poucos trabalhos na área, porém os que possuem se enquadram entre os primeiros melhores qualificados pela Plataforma Sucupira e que estão dentro do que é proposto para um ensino inclusivo, com relação à utilização de recursos visuais que são imprescindíveis aos indivíduos com surdez.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectQuímica - Experiênciaspt_BR
dc.titleEnsino de química para surdos: análise da produção acadêmica em periódicos de 2000 a 2018.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2214891630710408pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2659442558566241pt_BR
dc.description.abstractxThe present research is a literature review of papers published in periodicals about the teaching of Chemistry for the Deaf, from 2000 to 2018, in order to give an overview of the latest studies of the area and its trends. For this, a research was done in the Google Scholar platform by articles that deal with this topic and, for the construction of the data corpus, the abstracts and / or the entire article were read. Subsequently, it was possible to quantify production by Qualis / Periodicals and to categorize them from current research lines such as STS, TICs and experimentation. From the analysis and results of the data, it was noticed that there are still few jobs in the area, but those that have are among the first best qualified by the Platform Sucupira and that are within what is proposed for an inclusive education, regarding the use of visual resources that are essential for deaf individuals.pt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIAS, Christiane da Silva.pdf904,05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons