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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46010

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALÉSSIO, Pedro Martins-
dc.contributor.authorSÁ, Manuel Henrique dos Santos Alves de-
dc.date.accessioned2022-08-26T19:50:32Z-
dc.date.available2022-08-26T19:50:32Z-
dc.date.issued2022-04-28-
dc.identifier.citationSÁ, Manuel Henrique dos Santos Alves de. Design estratégico para planejamento museal em tempos de pandemia: o caso Museu da Abolição. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46010-
dc.description.abstractO objetivo dessa dissertação foi experimentar o Design Thinking enquanto uma ferramenta estratégica capaz de transformar situações existentes em situações preferidas e com a noção de que todos somos designers em nosso campo e contexto de atuação. A presente pesquisa defende que o Design é uma das áreas fundamentais ao contexto dos museus, e que, o Design Thinking constitui uma alternativa possível aos museus. O tema surgiu devido ao interesse do autor pelas tecnologias expositivas e por conta da problemática da subsistência de museus durante a pandemia da Covid 19. Para executar essa experimentação, incialmente foi feita análise de museus europeus e nacionais que utilizaram recursos digitais, contando também com artigos do portal Capes, através de estudos relacionados à museologia, uso de tecnologias em espaço físico e usabilidade; e segundo, por meio de uma análise sincrônica de museus da cidade do Recife, a partir desta última, geramos um quadro comparativo dos recursos que tais museus dispunham no ambiente em rede – website, redes sociais, portal do governo ou mesmo repositórios de imagens, para obter uma escala de envolvimento dos museus selecionados com tecnologias e estratégias de virtualização. Após a análise do quadro e estabelecidos contatos institucionais, o MAB foi selecionado como objeto deste estudo, devido a necessidade da equipe técnica do Museu da Abolição de gerenciar suas ações de maneira mais assertiva para com o seu público visitante, sendo executadas com a equipe técnica do museu as sessões de Design Thinking via workshops cocriativos – reunindo assim ideias e insights para propor novas soluções de planejamento. Os diagramas elaborados após os workshops serviram não apenas como documento para este estudo, mas também para o próprio time do museu, sendo entregue via apresentação de slides. O presente trabalho conclui que o design thinking constitui uma alternativa criativa pertinente aos museus que queiram adotar uma prática e gestão colaborativa, auxiliando as diferentes áreas técnicas do museu a estruturem o seu plano de ação, podendo ser adotado a longo prazo para outros eventos e validações internas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPlanejamento e Contextualização de Artefatospt_BR
dc.subjectDesign Thinkingpt_BR
dc.subjectMuseologiapt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectExposiçãopt_BR
dc.subjectMuseu da Aboliçãopt_BR
dc.titleDesign estratégico para planejamento museal em tempos de pandemia : o caso Museu da Aboliçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5291572391242857pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1937294552043178pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe goal of this dissertation was to experience Design Thinking as a strategic tool capable of transforming existing situations into preferred situations and with the notion that we are all designers in our field and context of action. The present research argues that Design is one of the fundamental areas in the context of museums, and that Design Thinking is a possible alternative to museums. The theme arose due to the author's interest in exhibition technologies and because of the problem of museum livelihoods during the Covid 19 pandemic. the Capes portal, through studies related to museology, use of technologies in physical space and usability; and second, through a synchronic analysis of museums in the city of Recife, from the latter, we generated a comparative picture of the resources that these museums had in the network environment - website, social networks, government portal or even image repositories, to achieve a scale of engagement of selected museums with virtualization technologies and strategies. After analyzing the framework and establishing institutional contacts, MAB was selected as the object of this study, due to the need for the technical team of the Museu da Abolição to manage its actions in a more assertive way towards its visiting public, being carried out with the technical team Design Thinking sessions via co-creative workshops – thus bringing together ideas and insights to propose new planning solutions. The diagrams created after the workshops served not only as a document for this study, but also for the museum team itself, being delivered via slideshow. The present work concludes that design thinking is a relevant creative alternative for museums that want to adopt a collaborative practice and management, helping the different technical areas of the museum to structure their action plan, and can be adopted in the long term for other events and validations. internal.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

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