Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45949
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Bruno Xavier da Silva | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Waléria Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-24T22:04:45Z | - |
dc.date.available | 2022-08-24T22:04:45Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-24 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Waléria Alves de. Realidade virtual e sinestesia cromática: um estudo de caso da percepção de cores com uso dos óculos de RV. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45949 | - |
dc.description.abstract | Ao longo dos anos o design de interiores tem se apropriado de diversas tecnologias para fazer estudos e criar projetos. Uma das tecnologias que vem ganhando destaque nessa área são os óculos de realidade virtual (RV), pois proporcionam ao usuário uma experiência imersiva próxima da realidade. Esta pesquisa tem o objetivo de verificar a eficácia do óculos de realidade virtual como forma de analisar os aspectos relacionados a sinestesia cromática. Neste trabalho, foi estudado como acontece o processo de sinestesia cromática em meio virtual/físico. Para isto foi realizada uma pesquisa de campo no espaço dedicado ao Laboratório do Ensino de Ciências, localizado na Universidade Federal de Pernambuco – CAA. O estudo de campo foi realizado em duas fases, na primeira fase os voluntários foram levados até o espaço real/físico onde observaram o local e indicaram por meio de um formulário as sensações transmitidas pelo ambiente e quais foram as cores percebidas, na segunda parte da pesquisa esse mesmo ambiente foi apresentado para outro grupo de voluntários, que forneceram as informações solicitadas também por meio do mesmo formulário. Posteriormente os dados desses dois grupos foram analisados quanto as suas similaridades e divergências encontradas e apresentados em forma de resultados neste trabalho. Este trabalho se respalda pelo método de abordagem Indutivo, pois originou-se na investigação do processo de sinestesia cromática do ambiente em duas situações, ambiente real/físico e virtual, com o objetivo de chegar a conclusões generalizáveis no que diz respeito a eficiência do uso do óculos de realidade virtual. Tiveram-se como resultado a identificação das similaridades e divergências relacionadas ao experimento realizado em meio real/físico e em meio virtual. | pt_BR |
dc.format.extent | 106p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Sinestesia | pt_BR |
dc.subject | Óculos | pt_BR |
dc.subject | Cores | pt_BR |
dc.title | Realidade virtual e sinestesia cromática: um estudo de caso da percepção de cores com uso dos óculos de RV. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0032566156522883 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7234637867733181 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Over the years interior design has been doing studies and projects using different kinds of technologies. One of these technologies that are winning a relevant place in this area are virtual reality glasses (VR), because it allows to the user an immersive experience, closer to the reality. The purpose of this research is to check the effectiveness of the form of analysis of the aspects related to the chromatic synesthesia of the virtual reality glasses.Therefore, in this work it was studied how the process of chromatic synesthesia happens in the physical/virtual environment. For that, was done a field research in the Laboratory of Science Teaching of the Federal University of Pernambuco - CAA. The field study was done in two stages, at the first stage the volunteers were send to the real/physical space where they look the place and indicated by a a form the feelings expressed for the ambient and which colors were noticed, in the second stage of the research, the same space was introduced to another group of volunteers who provided the requested information also through the application of the same form. Further the data of these two groups were analyzed and compared to its similarities and divergences found and presented as a result of this research. This work is supported by the method of Inductive approach, since it was originated from an investigation of the process of chromatic synesthesia of the space in two situations, real/physical vs virtual space, with goal collecting generalized conclusions regarding the efficiency of the virtual reality glasses. The result obtained was the identification of the similarities and divergences related to the experiment carried in real/physical and virtual space. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros::Desenho de Projetos | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, Waléria Alves de.pdf | 3,48 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons