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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45869

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dc.contributor.advisorQUEIROZ, Sérgio Ricardo de Melo-
dc.contributor.authorBARBOSA, Renata Regina Menezes de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-08-22T17:34:16Z-
dc.date.available2022-08-22T17:34:16Z-
dc.date.issued2022-02-15-
dc.identifier.citationBARBOSA, Renata Regina Menezes de Oliveira. Spotify como ferramenta de construção do gosto: um estudo sobre os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45869-
dc.description.abstractNos últimos anos, tem se tornado cada vez mais comum o surgimento de plataformas, em vários setores, que trabalham com sistemas de recomendação. Visto que, do ponto de vista das plataformas, um importante propósito das recomendações é manter os usuários consumindo os conteúdos disponibilizados, utilizando inúmeras informações do comportamento dos usuários, foi observada a necessidade de entender as consequências do seu uso na dinâmica de consumo musical. Surgem então alguns questionamentos: os usuários tem conhecimento de como funcionam essas ferramentas? Quais são as opiniões deles em relação a isso? As plataformas tentam influenciar as preferências dos usuários na direção de músicas mais comerciais? A partir deste contexto, esta dissertação tem como propósito analisar os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificial na sociedade. Tendo como bases teóricas o conceito de gosto (1979) do sociólogo Pierre Bourdieu, levando em consideração as críticas feitas por Goldthorpe (2007), o conceito de onívoro cultural de Richard Peterson e Albert Simkus (1992), a cauda longa de Chris Anderson (2006) e diversos outros autores pertinentes ao estudo, procura-se observar quais as consequências causadas pelo uso de plataformas que utilizam dados do perfil do usuário para recomendar conteúdos à serem consumidos, dado que o gosto não é produto apenas do livre-arbítrio, sendo também algo construído pelas condições de existência que moldam as preferências do indivíduo ao longo do tempo. Como objeto de estudo a plataforma de streaming musical Spotify foi selecionada, considerando-se seu sistema e sua popularidade no Brasil. Por meio de uma pesquisa quali-quantitativa, com a utilização de dois questionários e da construção de um grupo focal onde o histórico de uso da plataforma foi acompanhado por 5 meses, foi possível observar o consumo de conteúdo recomendado e a diversidade de gêneros são fatores que influenciam o quanto o conteúdo consumido de forma orgânica é similar àquele recomendado. Além disso, a falta de similaridade entre os conteúdos de alguns usuários podem indicar a possibilidade do conteúdo sugerido ser resultado de uma ação publicitária, tendo em vista a falta de transparência percebida através de algumas questões ao longo do trabalho. Quanto aos onívoros culturais e capital cultural, não obtiveram influências significativas nos resultados. Desta forma, a pesquisa contribui para debates sobre classes, dinâmica de consumo musical e inteligência artificial no século 21.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia de software e linguagens de programaçãopt_BR
dc.subjectConsumo culturalpt_BR
dc.subjectSistema de recomendaçãopt_BR
dc.subjectStreamingpt_BR
dc.subjectSpotifypt_BR
dc.titleSpotify como ferramenta de construção do gosto : um estudo sobre os efeitos do consumo de conteúdos recomendados por inteligência artificialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7429590553883682pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9263224550858823pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxIn recent years, platforms that work with recommender systems have become increasingly common in various sectors. Since, from the platforms point of view, an important purpose of the recommendations is to keep users consuming the available content, using numerous information on user behavior, the need to understand the consequences of its use on the dynamics of musical consumption was observed. Some questions then arise: are users aware of how these tools work? What are their opinions on this? Do platforms try to influence user preferences towards more commercial music? From this context, this dissertation aims to analyze the effects of consumption of content recommended by artificial intelligence in society. Based on the theoretical basis of the concept of taste (1979) by the sociologist Pierre Bourdieu, taking into account the criticisms made by Goldthorpe (2007), the concept of cultural omnivore by Richard Peterson and Albert Simkus (1992), the long tail by Chris Anderson ( 2006) and several other authors relevant to the study, we seek to observe the consequences caused by the use of platforms that use user profile data to recommend content to be consumed, given that taste is not just a product of free will, being also something constructed by the conditions of existence that shape the individual's preferences over time. As an object of study, the music streaming platform Spotify was selected, their system and popularity in Brazil. Through qualitative-quantitative research, with the use of two questionnaires and the construction of a focus group where the history of use of the platform was followed for 5 months, it was possible to observe the consumption of recommended content and the diversity of genres are factors that influence how the content consumed organically is similar to that recommended. In addition, the lack of similarity between the contents of some users may indicate the possibility of the suggested content being the result of an advertising action, in view of the lack of transparency perceived through some questions throughout the work. As for cultural omnivores and cultural capital, they did not have significant influences on the results. In this way, the research contributes to debates about classes, dynamics of music consumption and artificial intelligence in the 21st century.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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