Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4582

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorde Farias Costa, Écio pt_BR
dc.contributor.authorFerreira da Silva, Aguinaldopt_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T17:21:59Z-
dc.date.available2014-06-12T17:21:59Z-
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationFerreira da Silva, Aguinaldo; de Farias Costa, Écio. Demonstração do valor adicionado-DVA: contribuição ao estudo das empresas de maior agregação social do nordeste, através do uso da análise discriminante utilizada no termômetro de Kanitz. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4582-
dc.description.abstractEsta pesquisa intitulada Demonstração do Valor Adicionado DVA: Contribuição ao estudo das empresas de maior agregação social do Nordeste, através do uso da Análise Discriminante utilizada no Termômetro de Kanitz objetivou responder à questão: Poderá o modelo de previsão utilizado no Termômetro de Kanitz ranquear o nível de comprometimento social das vinte e uma maiores empresas do Nordeste? As empresas objeto desta pesquisa foram selecionadas de um estudo técnico, delimitado na área da contabilidade social, publicado pelo Banco do Nordeste em 2008, segundo o qual tais empresas se destacaram por apresentarem vendas acima da média das 83 grandes empresas nordestinas, além de estarem entre as 300 maiores do país. Para alcançar o objetivo proposto, foi analisado o Balanço Social das empresas, por meio da criação de indicadores sociais, onde se evidencia o seu Produto Interno Bruto PIB e sua distribuição na sociedade; classificadas as empresas conforme o nível de agregação social; analisadas as demonstrações de valores adicionados das empresas; aplicada a técnica da análise discriminante nos indicadores, e calculado o Termômetro de Kanitz, modelo de análise discriminante, cujos procedimentos de análise multivariada buscam classificar os dados em dois grupos específicos. Nesta pesquisa classificou-se um grupo de empresas mais socialmente responsáveis e outro grupo de empresas menos socialmente responsáveis. Estruturou-se um modelo que congregasse os melhores indicadores dos balanços sociais analisados, o que resultou em um modelo de previsão padrão para os indicadores sociais e identificou-se, através dos balanços sociais das empresas, o nível de comprometimento social, e mensurou-se a posição no ranking das vinte e uma maiores empresas do Nordeste mais ou menos comprometidas socialmente. Do resultado obtido, constatou-se que cinco dessas empresas foram mais comprometidas de forma social e que o tema pesquisado está em acordo com os interesses da sociedade em geralpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComprometimento Socialpt_BR
dc.subjectProduto Interno Brutopt_BR
dc.subjectRiqueza Distribuídapt_BR
dc.titleDemonstração do valor adicionado-DVA: contribuição ao estudo das empresas de maior agregação social do nordeste, através do uso da análise discriminante utilizada no termômetro de Kanitzpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6618_1.pdf240,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons