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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45819

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Mauricio Renato Pina-
dc.contributor.authorBELO, Danilo de Oliveira Tenório-
dc.contributor.authorALVES, Ilton Santos-
dc.date.accessioned2022-08-18T19:31:52Z-
dc.date.available2022-08-18T19:31:52Z-
dc.date.issued2014-08-15-
dc.date.submitted2022-08-17-
dc.identifier.citationBELO, Danilo de Oliveira Tenório; ALVES, Ilton Santos. Retroanálise de pavimentos de concreto de cimento Portland: estudo de caso da influência do tráfego gerado pela implantação do brt na av. caxangá na vida útil remanescente do pavimento existente. 2014. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45819-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo investigar o impacto do tráfego gerado pela implantação do BRT (Bus Rapid Transit) na Av. Caxangá sobre o pavimento de concreto de cimento portland existente. A partir de dados de ensaios de FWD (Falling Weight Deflectometer) realizados ao longo do trecho analisado, tentou-se estimar a vida útil remanescente do pavimento sob as novas condições de tráfego utilizando uma abordagem mecanicista das deformações. Os ensaios de FWD foram realizados de acordo com as normas PRO 273-96 (DNER, 1996) e D4695-03 (ASTM, 2003) que discorrem sobre as melhores práticas para uma correta realização do ensaio, de modo a se obterem valores de deflexão confiáveis e representativos da condição real do pavimento. As deflexões obtidas nos ensaios de FWD foram utilizadas para estimar as propriedades físicas do pavimento, a saber: coeficiente de reação do subleito, coeficiente de transferência de carga entre as placas e módulo de elasticidade do concreto. Tais propriedades exercem influência importante na resposta do pavimento quando submetido aos carregamentos gerados pelo tráfego. De posse dos parâmetros do pavimento existente, estimou-se o número de repetições do eixo padrão suportados pelo mesmo antes de apresentar problemas de ordem funcional e/ou estrutural. O cálculo do número de repetições do eixo padrão remanescente foi feito através de um modelo simplificado recomendado pela AASHTO (American Association of State Highway and Transportation Officials) em seu Guia de Dimensionamento de Pavimentos (AASHTO, 1993). Finalmente, pôde-se determinar a vida útil remanescente do pavimento existente dividindo-se o número de repetições do eixo padrão suportado pelo mesmo pelo número de repetições do eixo padrão calculado para o tráfego futuro do BRT.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectPavimento rígidopt_BR
dc.subjectTráfegopt_BR
dc.subjectBRTpt_BR
dc.titleRetroanálise de pavimentos de concreto de cimento Portland : estudo de caso da influência do tráfego gerado pela implantação do BRT na Av. Caxangá na vida útil remanescente do pavimento existentept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1554286042363904pt_BR
dc.description.abstractxThe present paper intends to investigate the impact caused by the implementation of a BRT (Bus Rapid Transit) at Av. Caxangá on the existing portland cement concrete pavement. From FWD test data realized along the analyzed segment, the authors have tried to determine the remaining useful life of the existing pavement under the new traffic conditions using a mechanistic approach. FWD tests were performed according to the PRO 273-96 (DNER, 1996) and D4695-03 (ASTM, 2003) standards, which discusses the best practices for proper performance of the test in order to obtain reliable and representative deflection values of the several pavement layers. The deflections obtained from FWD tests were used to estimate the mechanical properties of the existing pavement, namely: modulus of subgrade reaction, load transfer coefficient between plates and the elastic modulus of concrete. Such properties have an important influence on the response of the pavement when subjected to loads generated by traffic. With the parameters of the pavement, the equivalent axle load number of repetitions supported by the pavement before it starts to present functional or structural problems was determined. The determination of the remaining equivalent axle load number of repetitions was done through a simplified method recommended by the AASHTO (American Association of State Highway and Transportation Officials) in its Guide of Pavement Design (AASHTO, 2003). Finally, it was possible to determine the remaining useful life of existing pavement dividing the remaining equivalent axle load number of repetitions supported by it by the equivalent axle load number of repetitions generated by BRT's future traffic.pt_BR
dc.degree.departament(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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