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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45811
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | BEZERRA, Amilcar Almeida | - |
dc.contributor.author | COSTA, Manuela Cristiane da | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-18T16:54:02Z | - |
dc.date.available | 2022-08-18T16:54:02Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-07 | - |
dc.date.submitted | 2022-08-17 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Manuela Cristiane da. Moda e cinema: a relação do cineasta Pedro Almodóvar com o estilista Jean Paul Gaultier nos filmes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Design - Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45811 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por finalidade analisar a obra do diretor espanhol Pedro Almodóvar nos filmes Kika, A Má Educação e A Pele que Habito e sua relação com a marca Jean Paul Gaultier que foi responsável pela criação de algumas das peças de roupas e acessórios usadas como figurinos por determinados personagens das tramas. Faremos isso de modo a compreender de que maneira a relação entre o diretor Almodóvar e o estilista Jean Paul Gaultier no cinema contribui para dotar de sentido os personagens, a narrativa fílmica e a marca de moda. Através de uma pesquisa qualitativa que se apropriou de um método de análise de imagens cinematográficas com um foco sobre o figurino (MIRANDA, BEZERRA, 2014a), mostramos que há uma troca mútua de significados entre cineasta, estilista, narrativa e personagem. A marca, mitificada como símbolo de transgressão, por se associar a homossexualidade e ao universo punk é usada por Almodóvar para criar estranhamento em seu público, sinalizando a necessidade de se discutir amplamente assuntos polêmicos como homossexualidade e estupro. Por outro lado, a marca também se beneficia dessa associação, ganhando vida por meio da interpretação do personagem e dotando-o de significados que vão cooperar na construção de sua identidade. Tudo isso, por fim, está dentro de um contexto maior, onde movimentos a favor do feminismo e dos direitos dos homossexuais florescem e subculturas como o punk ganham destaque na sociedade. | pt_BR |
dc.format.extent | 64p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Moda | pt_BR |
dc.subject | Almodóvar, Pedro, 1951- | pt_BR |
dc.subject | Gaultier, Jean-Paul, 1952- | pt_BR |
dc.title | Moda e cinema: a relação do cineasta Pedro Almodóvar com o estilista Jean Paul Gaultier nos filmes. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5233265356971232 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8461401132385202 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to analyze the work of the Spanish director Pedro Almodóvar in the films Kika, Bad Education and The Skin I Live In and its relation with the brand Jean Paul Gaultier that was responsible for the creation of some of the pieces of clothing and accessories used as costumes by certain characters in the plot. We will do this in order to understand how the relationship between the director Almodóvar and the stylist Jean Paul Gaultier in the cinema contributes to give meaning to the characters, to the film narrative and to the fashion brand. Through a qualitative research that has appropriated a method of analyzing cinematographic images with a focus on the costumes (MIRANDA, BEZERRA, 2014a), we show that there is a mutual exchange of meanings between filmmaker, stylist, narrative and character. The brand’s mythical as a symbol of transgression, for being associated with homosexuality and the punk universe, is used by Almodóvar to create estrangement in his audience, signaling the need to discuss broadly controversial issues such as homosexuality and rape. On the other hand, the brand also benefits from this association, gaining life through the interpretation of the character and endowing it with meanings that will cooperate in the construction of its identity. All this, in the end, is within a larger context, where movements in favor of feminism and the rights of homosexuals flourish and subcultures like punk gain prominence in society. | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Design | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAA-ND): TCC - Design |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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COSTA, Manuela Cristiane da.pdf | 899,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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