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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45788

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dc.contributor.advisorMENEZES, Tatiane Almeida de-
dc.contributor.authorGOMES, Emille Christie Santana-
dc.date.accessioned2022-08-18T12:09:06Z-
dc.date.available2022-08-18T12:09:06Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationGOMES, Emille Christie Santana. Investimento em infraestrutura de transporte: efeito nas firmas. 2019. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45788-
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo estimar o efeito do investimento em infraestrutura de transporte sobre o número de firmas do estado de Mato Grosso durante o período de 2003 a 2010, utilizando dados em painel. A exposição das melhorias ocorridas pela pavimentação são capturados pela variável acessibilidade, essa variável foi calculada através da análise dados em nível micro. Ela captura mudança no tempo de viagem através da malha rodoviária, cujas mudanças foram ocasionadas através do asfaltamento da rodovia. Para lidar com a endogeneidade da localização, foram identificadas mudanças na variação na acessibilidade das firmas que estão situadas próximas as rodovias. Foram encontrados efeitos positivos sobre o número total de firmas, sob as firmas relacionadas ao transporte e para as indústrias manufaturas. Uma interpretação disso é que investimento em rodovia atrai maior número de firmas, principalmente as que usam constantemente transporte.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProjeto de acessibilidadept_BR
dc.subjectFirmas (Economia)pt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.titleInvestimento em infraestrutura de transporte : efeito nas firmaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5195970933699911pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5982392759349128pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to estimate the effect of investment in transport infrastructure on the number of firms in the state of Mato Grosso during the period from 2003 to 2010, using panel data. The exposure of improvements made by paving are captured by the variable accessibility, this variable was calculated by analyzing data at the micro level. It captures the change in travel time through the road network, which changes were brought about by the paving of the highway. To deal with the endogeneity of the location, changes were identified in the variation in the accessibility of the firms that are located close to the highways. Positive effects were found on the total number of firms, under firms related to transport and for manufacturing industries. One interpretation of this is that investment in highway attracts a greater number of firms, especially those that constantly use transport.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

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