Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45776
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LOPES, Rodrigo Sampaio | - |
dc.contributor.author | VANDERLEY, José Marcelo Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-17T16:18:51Z | - |
dc.date.available | 2022-08-17T16:18:51Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-22 | - |
dc.identifier.citation | VANDERLEY, José Marcelo Lopes. O teletrabalho e seus reflexos na qualidade dos serviços prestados por servidores técnico administrativos em uma instituição pública de ensino superior. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45776 | - |
dc.description.abstract | A chegada da pandemia causada pelo Coronavírus em 2019, alterou significativamente a rotina e modo de trabalho em várias organizações devido à necessidade de isolamento social. Verifica-se que, essa alteração na rotina de trabalho pode apresentar vantagens e desvantagens para o servidor público, também existe a possibilidade de queda de qualidade dos serviços prestados aos clientes desses serviços, dentre eles, discentes, docentes e os próprios técnicos administrativos, neste contexto, o presente trabalho objetiva analisar quais as percepções dos Técnicos Administrativos em Educação com relação as vantagens e desvantagens do teletrabalho, bem como, avaliar a qualidade desses serviços prestados, subsidiando assim, os gestores com informações importantes sobre a organização e implantação do teletrabalho. Para isso, foram utilizados dois questionários: o primeiro sobre a qualidade de vida aplicado entre os servidores da UFPE e outro sobre a qualidade dos serviços, aplicado com este mesmo público, docentes, e discentes de graduação e pós- graduação vinculados aos três campi da Universidade, os questionários tiveram sua estabilidade constatada através do cálculo do coeficiente Alfa de Cronbach. Os dados foram coletados e analisados através de estatísticas descritivas e inferenciais, formulação de hipóteses e realização do teste de postos sinalizados de Wilcoxon para verificar a veracidade destas hipóteses. A pesquisa concluiu que os clientes estão satisfeitos com o atendimento remoto, e que existem alguns itens que podem ser melhorados conforme informações coletadas no questionário SERVPERF. Com relação aos servidores, observou-se que todas as vantagens e a maioria das desvantagens do teletrabalho relatadas na literatura foram confirmadas, grande parte dos servidores gostaria de continuar com essa modalidade laboral de trabalho, mesmo que de modo híbrido, após o período de isolamento social. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Teletrabalho | pt_BR |
dc.subject | Serviço público | pt_BR |
dc.subject | SERVPERF | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.title | O teletrabalho e seus reflexos na qualidade dos serviços prestados por servidores técnico administrativos em uma instituição pública de ensino superior | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | FONTANA, Marcele Elisa | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9471417007353508 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7741826884583892 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | The arrival of the pandemic caused by the Coronavirus in 2019 significantly changed the routine and way of working in several organizations due to the need for social isolation. It is verified that this change in the work routine can present advantages and disadvantages for the public servant, there is also the possibility of a drop in the quality of the services provided to the clients of these services, among them, students, teachers and the administrative technicians themselves, in this In this context, the present work aims to analyze the perceptions of Administrative Technicians in Education regarding the advantages and disadvantages of telework, as well as to evaluate the quality of these services provided, thus subsidizing managers with important information about the organization and implementation of telework. For this, two questionnaires were used: the first on the quality of life applied among UFPE employees and the other on the quality of services, applied with this same public, professors, and undergraduate and graduate students linked to the three campuses of the University of Pernambuco. University, the stability of the questionnaires was verified through the calculation of Cronbach's Alpha coefficient. Data were collected and analyzed using descriptive and inferential statistics, formulating hypotheses and carrying out the Wilcoxon signed rank test to verify the veracity of these hypotheses. The survey concluded that customers are satisfied with remote service, and that there are some items that can be improved according to information collected in the SERVPERF questionnaire. Regarding the servers, it was observed that all the advantages and most of the disadvantages of teleworking reported in the literature were confirmed, most servers would like to continue with this type of work, even if in a hybrid way, after the period of social isolation. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3130016839052852 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Marcelo Lopes Vanderley.pdf | 3,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons