Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4576
Title: Os saberes mobilizados por egressas do curso de pedagogia a partir da pesquisa e prática pedagógica
Authors: Tânia Lins e Silva, Selma
Keywords: Formação de Professor;Saber Docente;Prática de Ensino e Pesquisa;Prática Pedagógica
Issue Date: 2007
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Tânia Lins e Silva, Selma; Eliete Santiago, Maria. Os saberes mobilizados por egressas do curso de pedagogia a partir da pesquisa e prática pedagógica. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Abstract: O estudo está voltado para os saberes disciplinares mobilizados no componente curricular Pesquisa e Prática Pedagógica. Buscamos conhecer os saberes mobilizados e utilizados na Pesquisa e Prática Pedagógica no saber-fazer docente das egressas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Tomamos como categorias teóricas a formação de professores vista como processo continnum, o saber docente entendendo-o como heterogêneo, plural, social, temporal e que são oriundos de diferentes fontes; e a prática de ensino como espaço de formação, intervenção pedagógica e produção de conhecimentos. Essas categorias são compreendidas a partir dos estudos de Freire (1996; 1999), Gauthier et al (1998), Guimarães (2004), Lima (2004), Nóvoa (1992), Pimenta (2005), Tardif (2002), Santiago e Batista Neto, (2000, 2006), Zeichner (1993). Para atingir os objetivos propostos e atender às características do objeto, tomamos como encaminhamento metodológico a abordagem qualitativa, tendo como sujeitos vinte e seis egressos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco. Como procedimento metodológico à entrevista semi-estruturada favoreceu uma maior aproximação da realidade e a análise documental constituiu-se como procedimento complementar, além do questionário que permitiu a caracterização dos participantes. Como procedimento de análise dos dados coletados lançamos mão da análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. A pesquisa revelou saberes sobre a escola, sala de aula, intervenção pedagógica, da prática reflexiva na relação com professores experientes
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4576
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5511_1.pdf1.62 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.