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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45750
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Selma Leitão | - |
dc.contributor.author | LIMA, Raquel Cordeiro Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-16T16:24:35Z | - |
dc.date.available | 2022-08-16T16:24:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-27 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Raquel Cordeiro Nogueira. Impactos da disciplina ‘argumentação na educação’ (dae) na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia Cognitiva) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45750 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo propõe investigar os impactos da participação de futuros pedagogos na Disciplina 'Argumentação na Educação' (doravante DAE), realizada durante o período de graduação. A DAE propõe desenvolver nos estudantes as competências necessárias para argumentar, bem como para construir e mediar estratégias didáticas argumentativas em ambientes educacionais. Fundamentam esta proposta a compreensão da argumentação, em suas dimensões cognitiva, discursiva, social e dialógica, como discurso essencial para a construção de conhecimento e habilidades de pensamento, tendo especial relevância no campo da educação e, portanto, na formação docente. Os objetivos específicos deste estudo consistiram em observar os impactos da DAE na competência argumentativa, bem como na apropriação dos conhecimentos de conteúdo pedagógico relacionados ao manejo da argumentação, buscando capturar as transformações possibilitadas no discurso, pensamento e ação com argumentação. Dessa forma, privilegiamos a realização de um estudo microgenético (PUCHE-NAVARRO; OSSA, 2006), através da construção de um estudo de caso com foco idiográfico (YIN, 2001). O corpus se compôs por dados de natureza audiovisual e escrita, construídos durante um semestre letivo e analisados a partir dos seguintes indicadores: a unidade de análise triádica de Leitão (2000), os marcadores discursivos de Schiffrin (1987), os marcadores conversacionais de Marcuschi (1999), os critérios de qualidade da argumentação de Govier (2010), as Ações Discursivas do Professor de De Chiaro e Leitão (2005) e os princípios do Ensino Dialógico de Alexander (2006). As análises permitiram observar impactos importantes da DAE na competência argumentativa, através da potencialização na construção dos elementos Argumento, Contra-argumento e Resposta (A-CA-R), melhoria na qualidade da argumentação construída, além de um refinamento do pensamento reflexivo. Houve também ganhos significativos nos conhecimentos de conteúdo pedagógico, refletidos no êxito do planejamento e desenho de uma atividade potencialmente argumentativa, no emprego de diversas Ações Discursivas durante a mediação da atividade prática docente, bem como um grau de apropriação dos princípios do Ensino Dialógico. Tais resultados indicam que a combinação dos elementos presentes na DAE (currículo, metodologias, cultura, postura do professor etc.) foi essencial para o desenvolvimento observado no caso. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Corpo docente | pt_BR |
dc.subject | Dilema | pt_BR |
dc.subject | Estratégias didáticas | pt_BR |
dc.subject | Discurso - pensamento - Ação | pt_BR |
dc.title | Impactos da disciplina ‘argumentação na educação’ (dae) na competência argumentativa e no manejo de metodologias potencialmente argumentativas por futuros professores | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | RODRIGUES, Sylvia Regina de Chiaro Ribeiro | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5120162954027781 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4027966674464867 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study proposes to investigate the impacts of the participation of future pedagogues in the discipline 'Argumentation in Education' (hereinafter DAE), held during the undergraduate period. DAE proposes to develop in students the necessary skills to argue, as well as to build and mediate argumentative didactic strategies in educational environments. Our study is founded on the understanding of argumentation in its cognitive, discursive, social and dialogic dimensions, as an essential discourse for knowledge construction and enhancing thinking skills, therefore having special relevance in the field of education and teacher training. The specific objectives of this study consisted on observing the impacts of DAE on argumentative competence, as well as on the appropriation of teaching knowledge related to the pedagogical handling of argumentation, seeking to capture the transformations made possible in discourse, thought and action with argumentation. For that reason, we favored carrying out a microgenetic study (PUCHE-NAVARRO; OSSA, 2006), through the construction of a case study with an idiographic focus (YIN, 2001). The corpus was composed of audiovisual and written data, built during an academic semester, and analyzed based on the following criteria: Leitão's (2000) triadic analysis unit, Schiffrin's (1987) discursive markers, conversational markers of Marcuschi (1999), Govier's (2010) argumentation quality criteria, De Chiaro and Leitão's (2005) Discursive Actions of the Teacher and Alexander's (2006) Dialogical Teaching Principles. The analysis allowed us to observe important impacts of DAE on argumentative competence, through the potentialization of Argument, Counter argument, Response (A-CA-R) construction, improvement in argumentation quality, and a refinement of reflective thinking. There were also significant gains in teaching knowledge, reflected in the success of planning and designing a potentially argumentative activity, in the use of severalDiscursive Actions during the mediation of a teaching activity, as well as a degree of appropriation of Dialogical Teaching principles. Such results indicate that the combination of present elements in DAE (curriculum, methodologies, culture, teacher's attitude etc.) was essential for the development observed in the case. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6679679566313969 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva |
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