Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45739

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Brenda Carlos de-
dc.contributor.authorRODRIGUES JÚNIOR, Edson José-
dc.date.accessioned2022-08-16T10:56:06Z-
dc.date.available2022-08-16T10:56:06Z-
dc.date.issued2022-02-10-
dc.identifier.citationRODRIGUES JÚNIOR, Edson José. Entre o gótico e o fantástico: vertentes do insólito em Álvares de Azevedo e Bernardo Guimarães. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45739-
dc.description.abstractDiversos teóricos e pesquisadores dos séculos XX e XXI concordam que, conquanto a produção de literatura insólita no Brasil foi mais prolífica e diversificada do que nosso cânone literário é capaz de abarcar, sua recepção crítica foi exígua e uma considerável quantidade de obras caiu no ostracismo com o passar do tempo, como A ilha maldita, de Bernardo Guimarães. Especificamente no tocante ao século XIX, ainda que Noite na taverna, de Álvares de Azevedo, tenha sido o único exemplar a se estabelecer no cânone literário, diversas vertentes insólitas foram elaboradas a partir de distintas referências estéticas estrangeiras, sobretudo do romance gótico inglês e literatura fantástica em franca difusão pela Europa. A partir desse contexto de influxos e reverberações, o presente trabalho pretende traçar uma comparação entre as construções narrativas em Noite na taverna e em A ilha maldita, analisando, para tanto, como as influências e os aspectos narrativos de ambas as obras se diferem e se assemelham e de que forma se articulam para desvelar suas inscrições a duas vertentes distintas da literatura insólita oitocentista: nesta, o fantástico; naquela, o gótico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInsólito Ficcionalpt_BR
dc.subjectGóticopt_BR
dc.subjectFantásticopt_BR
dc.subjectLiteratura Comparadapt_BR
dc.titleEntre o gótico e o fantástico : vertentes do insólito em Álvares de Azevedo e Bernardo Guimarãespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5234902694613385pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3020775163633086pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxSeveral 20th and 21st century theorists and researchers agree that, while the production of Uncanny Literature in Brazil was more prolific and diversified than our literary canon is capable of covering, its critical reception was scarce and a considerable amount of works fell into ostracism with time, like A ilha maldita, by Bernardo Guimarães. Regarding the 19th century, although Noite na taverna, by Álvares de Azevedo, was the only novel that did establish itself in the literary canon, several uncanny literary works were produced based on different foreign aesthetic references, especially the English Gothic Novel and the all-new Fantastic Literature in wide spread throughout Europe. Starting from this context of influences and reverberations, this research intends to draw a comparison between the narrative constructions in Noite na taverna and A ilha maldita, analyzing, therefore, how its influences and the narrative aspects of both works differ and how they are articulated to unveil their inscriptions to two distinct strands of the nineteenth-century Uncanny Literature: in this one, the Fantastic; in that one, the Gothic.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Edson José Rodrigues Júnior.pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons