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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45716

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Título: Utilização das geotecnologias para auxiliar no mapeamento dos incidentes com tubarões em Pernambuco
Autor(es): NASCIMENTO, Camila Ribeiro do
Palavras-chave: Engenharia cartográfica; Ataques de tubarões; Pernambuco; Geotecnologias; Landsat; Batimetria; Imagens de satélite
Data do documento: 3-Jun-2018
Citação: NASCIMENTO, Camila Ribeiro do. Utilização das geotecnologias para auxiliar no mapeamento dos incidentes com tubarões. 2018. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Cartográfica e Agrimensura, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso empenhou-se em apresentar, por meio do uso das geotecnologias, a representação morfológica marinha próxima a costa para que venha se tornar uma ferramenta de gerenciamento costeiro relacionados aos incidentes de tubarão ocorridos no Estado de Pernambuco. Assim, a proposta apresentada é analisar dados batimétricos e imagens de satélites para reconhecimento do relevo submerso. Desta maneira a batimetria, foi empregada para criação de um MDS e as imagens de satélites, aplicando técnicas de Sensoriamento Remoto e Processamento de Imagens, foi gerado formas para detecção da superfície submergida de águas rasas. A área de estudo foi delimitada onde ocorreram ataques de tubarão, entre o município do Cabo de Santo Agostinho a Goiana, mas tendo como enfoque principal a representação do canal adjacente a costa que se estende entre as praias de Piedade, Jaboatão dos Guararapes, e Boa Viagem, Recife. Onde esse canal é classificado como uma das principais causas dos incidentes ocorridos na área, por ser próximo da praia e ter uma certa profundidade, eventualmente pode ocorrer um ataque, por ter áreas relativamente profundas próxima a faixa de areia. O MDS gerado da superfície submersa, por meio da utilização do interpolador IDW, passou por uma análise geoestatística, utilizando a validação cruzada e as análises de critérios definidos pelo Decreto Lei n° 89.817/84, que estabelece as Instruções Reguladoras das Normas Técnicas da Cartografia Nacional para os dados extraídos da Carta Náutica numa escala de 1:250.000, classificada como Classe A. A análise dos indicies físicos indicou que não foram ferramentas adequadas para representação do canal. A Filtragem utilizada na imagem do OLI (Landsat 8), utilizando filtro direcionais de borda, na direção W, mostra de uma maneira bem sucinta a representação do canal paralelo a costa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45716
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura

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