Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45667
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES, Walma Nogueira Ramos | - |
dc.contributor.author | ROCHA, Eric Bernardino Gadelha | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-12T16:26:38Z | - |
dc.date.available | 2022-08-12T16:26:38Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-28 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Eric Bernardino Gadelha. Go.Floresta: Game educacional agroflorestal para ensinar sucessão ecológica. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45667 | - |
dc.description.abstract | Ações para o enfrentamento da crise ambiental vivenciada estão presentes em diversas conferências globais, em especial da Agenda Mundial organizada pela Cúpula das Nações Unidas em que deu origem a 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Em especial, a ODS 12 que se intitula ‘Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis’, norteia o presente trabalho em busca de soluções sustentáveis para o ambiente, por meio da educação, ao modelo convencional de produção agrícola através do emprego dos denominados Sistemas Agroflorestais (SAF). Os SAFs são trazidos como resposta a essa demanda, fundamentada no cultivo de espécies agronômicas em conjunto com a construção de uma floresta, em colheitas sustentáveis. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo digital que simule o processo de sucessão ecológica por meio de técnicas da permacultura em um processo de recuperação sustentável de uma área degradada. O game “Go.Floresta” foi desenvolvido na plataforma Unity, um software para o desenvolvimento e programação por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicações) de códigos abertos. A partir da riqueza de espécies da Agroflesta Experimental da UFPE o jogo foi proposto para estudantes do ensino fundamental II (6o ao 9o ano). O jogador realiza o plantio adequado de espécies vegetais realizando podas e trocas de sementes, assim como em uma agrofloresta. Propusemos os princípios da gamificação de McGonigal com proposta para a alfabetização científica e sensibilização com desafios, estratégias e recompensas. A validação foi realizada sob a luz da Aprendizagem Móvel de Sharples com professores da rede básica e seguindo os critérios da CAPES, dentro deles, o game foi considerado adequado por unanimidade em Aderência, Impacto e Inovação, tendo alta pontuação no critério Facilidade em ser aplicado nas escolas e outros espaços de aprendizagem. De todo modo, o game Go.Floresta, foi tido como um ótimo recurso tecnológico de aprendizagem móvel, que oportuniza o docente interagir com seus estudantes, promovendo o diálogo e engajamento, que contribuem para o conhecimento sobre sucessão ecológica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.title | Go.Floresta : Game educacional agroflorestal para ensinar sucessão ecológica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ALMEIDA, Jarcilene Silva de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9341342233938949 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0134567530160247 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | Actions to face the environmental crisis experienced are present in several global conferences, especially the World Agenda organized by the United Nations Summit, which gave rise to 17 Sustainable Development Goals. In particular, SDG 12, entitled 'Ensuring sustainable production and consumption patterns', guides the present work in search of sustainable solutions for the environment, through education, to the conventional model of agricultural production through the use of the so-called Systems Agroforestry (SAF). The SAFs are brought in response to this demand, based on the cultivation of agronomic species together with the construction of a forest, in sustainable harvests. Thus, the present work aimed to develop a digital game that simulates the process of ecological succession through permaculture techniques in a process of sustainable recovery of a degraded area. The game “Go.Floresta” was developed on the Unity platform, a software for development and programming through open source APIs (Application Programming Interface). Based on the species richness of the Experimental Agroflesta at UFPE, the game was proposed for elementary school II students (6th to 9th grade). The player performs the proper planting of plant species performing pruning and seed exchanges, as in an agroforestry. We proposed McGonigal's gamification principles with a proposal for scientific literacy and awareness with challenges, strategies and rewards. The validation was carried out in the light of Sharples' Mobile Learning with elementary school teachers and following the CAPES criteria, within them, the game was unanimously considered adequate in Adherence, Impact and Innovation, having a high score in the Ease of application criterion. in schools and other learning spaces. In any case, the game Go.Floresta was seen as a great technological resource for mobile learning, which provides the opportunity for teachers to interact with their students, promoting dialogue and engagement, which contribute to knowledge about ecological succession. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/3305390900674832 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Eric Bernardino Gadelha Rocha.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons